Benefícios do óleo de coco para Saúde

http://www.well-beingsecrets.com/wp-content/uploads/coconut-oil-cooking.jpg

Cuidar da saúde não é fácil, mas existe uma série de produtos que ajudam nessa missão, como o óleo de coco. Ele proporciona diversos benefícios para a saúde e aqui vamos falar sobre isso. Continue lendo e saiba como beneficiar a sua saúde.

Conheça o óleo de coco

A culinária conta com várias substâncias para temperar a comida, sendo que o óleo de coco é uma delas. Ele também é popular devido à sua capacidade medicinal. Sua utilização é muito comum na Ásia, sobretudo nas Filipinas e países tropicais. É retirado de cocos de palmeira, como o Cocos Nucifera. Cada coco pesa normalmente 1,5 kg, sendo uma fruta carnosa. As variedades nos tipos de óleos de coco ocorrem devido ao plantio e também a extração. Várias pesquisas já indicaram que o hábito de consumir óleo de coco ajuda na saúde. Ele conta com várias benefícios, que ajudam todo o organismo.

Qualidades do óleo de coco

Quem pensa que existe apenas um tipo está enganado. Existem algumas qualidades de óleo de coco. Todos eles passam por um procedimento de refinamento, em níveis diferentes. O menos refinado é chamado de virgem, ele é retirado da parte fresca do coco e não da parte seca, durante a sua produção ele perde alguns nutrientes, mas mantém a qualidade geral, para deixar branco é utilizada a filtração, eliminando as impurezas. Outro tipo é o puro, extraído diretamente da copra do coco, sendo pouco refinado. Existe a qualidade orgânica, retirado somente de coqueiros onde foram utilizados só produtos orgânicos, tudo feito sem produtos químicos. Outro tipo é o óleo virgem orgânico, que é o coco virgem retirado de coqueiros orgânicos. Já o menos popular é o óleo de coco extra virgem. Todos possuem boas qualidades, ajudando o organismo.

Para que serve o óleo de coco?

Além de ser útil para a culinária, o óleo de coco também é empregado na indústria cosmética. Tem a capacidade de substituir o óleo de cozinha tradicional, gerando menos gordura nas frituras. Quem faz pipoca com esse óleo experimenta um sabor diferenciado. Já no quesito de produtos cosméticos, serve para o banho, cabelos, maquiagens, cremes de barbear, bronzeadores e outras funções. Isso acontece devido à vitamina E, que é hidratante. Já foram realizadas pesquisas que indicam a capacidade de ser utilizado na produção de biodiesel. Além de tudo, serve como herbicida, ajudando na produção agrícola.

Componentes do óleo de coco

Embora o óleo de coco possua altos níveis de gordura saturada, já foram comprovados diversos benefícios para a saúde. O produto é composto em sua maioria por ácidos graxos saturados, ácido láurico, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido mirístico e ácido palmítico. O ácido láurico tem uma ação antimicrobiana, assim como os outros. Também conta ácidos graxos insaturados, como o linoleico e o oleico. Além dos polifenóis, como o ácido gálico, que são responsáveis pelo sabor e aroma do óleo de coco. O produto possui ainda vitaminas E e K e ferro.

https://www.choice.com.au/~/media/6a3374e17220429591e7251653caa417.ashx?jq=80&w=994&h=559
https://www.choice.com.au/~/media/6a3374e17220429591e7251653caa417.ashx?jq=80&w=994&h=559

Óleo de coco ajuda a emagrecer?

O produto atua diretamente na eliminação de gorduras e na redução do apetite. Os ácidos graxos vão diretamente para o fígado, onde são transformados em energia. Também foi comprovada a sua eficácia na redução das gorduras abdominais. Como contém a capacidade termogênica, aumenta a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo. É ideal para quem tem hipertireoidismo, que tem o metabolismo muito lento.

Óleo de coco faz bem para o coração?

Como o produto possui algumas gorduras, pode ajudar a reduzir os índices do colesterol ruim, que eleva as possibilidades de uma doença cardíaca. A redução de peso também faz com que a circulação sanguínea fique mais fácil.

Para quem é recomendado o óleo de coco?

O óleo de coco é recomendado para pessoas de todas as idades. Seus benefícios ajudam em qualquer época da vida. Quem deseja incrementar a sua dieta não pode deixar de consumir esse produto natural. As pessoas com problemas no coração ou portadoras de diabetes podem aproveitar o produto e reduzir os sintomas da doença.

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é rico em diversas propriedades. Ele serve na luta contra o câncer e também na prevenção dessa doença. É um ótimo auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2, pois reduz os níveis de açúcar no sangue. É indicado para quem faz musculação, sendo uma boa fonte de energia para o treino. Consuma 30 minutos antes da atividade. O Alzheimer também poderá ser prevenido com o óleo de coco, pois o cérebro absorve grande parte da energia do produto. Também serve para reduzir a quantidade de ataques epiléticos. O óleo de coco é bom contra os micróbios e também fungos. Devido à capacidade hidratante, pode ser utilizado na pele e no cabelo. Para aproveitar, tome cuidado com a quantidade utilizada, evitando problemas.

 

Por Matheus Bertoluci.

Veja também

8 Comentários

  1. Oi Jéssica,

    Tudo bom? Nossa, esse post é super explicado! Eu amo óleo de coco e uso desde pequena mesmo, minha mãe sempre comprou pra mim e pra minhas irmãs. Acho bem legal todo mundo estar descobrindo e usando ele agora porque ele é realmente eficaz. Eu uso no corpo na hora do banho, no cabelo e até na sobrancelha para hidratar mais.

    Bjs
    http://belsantanna.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *