Tijolos aparentes: uma tendência moderna e descolada para a decoração da casa

O tijolo é um material já muito conhecido pela arquitetura e engenharia civil. Ele vem sendo utilizado nas construções desde o período clássico.

Foi muito explorado no período moderno, aparecendo, principalmente, sem qualquer acabamento. E, agora, está presente nas propostas contemporâneas, dando um toque todo especial para as decorações de interiores. Saiba mais sobre o caso nos tópicos a seguir!

SP Estudio https://www.vivadecora.com.br/foto/168351/tijolinhos-e-cabeceira-preta-no-quarto

O ressurgimento de uma tendência para casa

Durante certo tempo, a moda era cobrir de reboco qualquer parede da casa. Mas, a tendência de deixar os materiais aparentes está de volta na decoração de interiores.  

Em certas propostas, como as em estilo industrial, a estratégia é sinônimo de elegância e modernidade. Isso algo que, de fato, faz relação com o atual conceito de morar – que surgiu a partir dos lançamentos dos lofts em Nova York, na década de 50.

Pietro Terlizzi https://www.vivadecora.com.br/foto/174413/paredes-com-tijolinhos-cinza-e-piso-de-madeira

Fazer paredes de casa em tijolo aparente – o tal chamado “tijolinho” – logo voltou à moda – claro que com outras abordagens estéticas. As pessoas apreciaram a ideia, pois, com o avanço das tecnologias, os fabricantes passaram a oferecer peças de tons, cores e texturas variadas.

Assim, os decoradores podem trabalhar melhor com a decoração de uma forma mais personalizada e de acordo com o gosto do cliente.

Pietro Terlizzi https://www.vivadecora.com.br/foto/172668/parede-com-tijolinhos-e-pendentes-de-lampadas e SP Estudio https://www.vivadecora.com.br/foto/168330/parede-de-tijolinhos-e-mesa-de-madeira

A aplicabilidade do tijolo aparente na decoração de interiores

É comum ver, nas propostas contemporâneas de design de interiores, o tijolo exposto em sua textura original, avermelhada.

Mas existem peças fabricadas ou acabadas especialmente para apresentarem uma tonalidade branca ou até acinzentada. E é possível ver paredes também com o material mesclado a outros revestimentos, como cimento queimado e ladrilho.

Degradê Decoração https://www.vivadecora.com.br/foto/163963/parede-de-tijolinhos-branco-e-rack-cinza

Realmente, todos estes novos itens para construção abrem um leque de possibilidades para a decoração de qualquer ambiente. Com as plaquetas de tijolos, por exemplo, é possível dar vida a espaços então desvalorizados – e o melhor, sem grandes intervenções.

E existem ainda os revestimentos que imitam os “tijolinhos” e que dão ótimos resultados finais. Esse é o caso do adesivo, do papel, do azulejo e da massa de grafiato.

Pietro Terlizzi https://www.vivadecora.com.br/foto/174420/paredes-com-revestimento-de-tijolinhos-e-quadros

As vantagens e desvantagens do tijolo para a decoração de interiores

Como se pôde entender, é claro que o tijolo maciço não é a única opção quando se trata de criar um detalhe especial na decoração de interiores.

Mas, sem dúvida, ele é a melhor opção se comparado às suas imitações. Seu efeito visual é muito mais bonito. Fora que ele oferece um equilíbrio natural da temperatura muito melhor; além do conforto acústico e resistência.

Bordin & Soares https://www.vivadecora.com.br/foto/168679/parede-com-tijolinhos-e-pendentes-preto

O problema é que o tijolo natural pode apresentar certas desvantagens. Se o decorador não souber utilizá-lo como revestimento de parede, pode sobrecarregar a estrutura da casa e deixar o ambiente escurecido e com sensação de “apertado”.

Outra coisa é que as peças podem acumular bastante sujeira, limo e fungos; e até soltar um pó nada agradável com o tempo. Contra isso, indica-se a impermeabilização.

“O ideal é que se utilize resina no acabamento. Outra opção – que pode trazer mais leveza – é o acabamento a base de cal, como se fosse uma ‘caiação’, ou requeimado laminando, para um acabamento mais uniforme.” – arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, em reportagem de Bonde.

Anna Maria Parisi https://www.vivadecora.com.br/foto/168923/parede-com-tijolinhos-e-pendente-cobre e Studio Scatena Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/172093/parede-com-tijolinhos-e-piso-de-madeira

O efeito dos tijolos na decoração de interiores

Ambientes em que o tijolo foi deixado à vista costumam ter um visual contemporâneo. Quando o material é pintado de branco ou caiado, parece que o espaço é até mais clean, leve e delicado. Independente da escolha, por um ou outro acabamento, é preciso dosar os elementos certos para compor a decoração.

 

Sabrina Tironi https://www.vivadecora.com.br/foto/177562/parede-com-tijolinhos

Paredes de tijolos com tonalidade neutra combinam com móveis modernos, de design diferenciado.

Para criar uma atmosfera rústica, uma ideia é usar blocos com acabamento envelhecido – preferencialmente combinados a objetos que suavizem o conjunto, de linhas minimalistas e cores claras. São estes contrastes que deixarão os interiores da casa mais bonitos e descolados.

Serra Vaz Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/169610/parede-com-tijolinhos-e-aparador-branco e Karen Pisacane https://www.vivadecora.com.br/foto/166544/parede-com-tijolinhos-e-pendentes-brancos

Gostou da ideia de contar com uma parede de tijolos aparentes em sua casa?

Então, aqui vai uma dica final: Para enriquecer a decoração, o proprietário do imóvel pode acrescentar nos ambientes com “paredes de tijolinhos aparentes” certos ornamentos. São exemplos os espelhos, os pôsteres e as esculturas metálicas.

Também usar e abusar da iluminação, de forma a valorizar o contraste de materiais e a destacar todos os pontos especiais da proposta de arquitetura e design.

Michele Balbine Fotografia https://www.vivadecora.com.br/foto/177813/cozinha-com-parede-de-tijolinhos

Esta dicas de decoração com parede de tijolinhos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *