Decoração escandinava: dicas de como decorar um quarto de solteiro no estilo nórdico

Já ouviu falar em decoração escandinava? Saiba que se trata de uma forte tendência na Europa, desde o início do século XX, mas uma certa novidade ainda no Brasil.

É um estilo muito empregado em países nórdicos, como a Suécia, a Finlândia e a Dinamarca – lugares que possuem longos invernos. E é bastante adequado para propostas de arquitetura e design voltadas para quarto de solteiro.

O conceito da decoração escandinava combina perfeitamente com os dias atuais e pode ser bem adaptado aos trópicos. Não é a toa que tem ganhado tantos adeptos a cada dia. Confira as dicas a seguir e descubra como deixar sua casa mais bonita e elegante por meio desse estilo.

Nathalia Bilibio https://www.vivadecora.com.br/foto/176799/delicadeza-no-quarto

Características da decoração de interiores em estilo escandinavo

A decoração escandinava une o moderno e o tradicional. Seus ambientes costumam serem muito simples, minimalistas, práticos e funcionais. Por conter poucos elementos, todos os interiores parecem amplos e luminosos. Mesmo um quarto de solteiro – com cama, roupeiro e mais – parece visualmente menos poluído. O clima é de total aconchego!

Triplex Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/161697/comoda-cinza-e-detalhes-no-quarto-verde

“Os projetos nórdicos são diferentes da arquitetura de interiores que tínhamos no Brasil. São ambientes mais leves e descompromissados, com menos marcenaria fixa e um pouco de mistura do clássico com o contemporâneo.” – arquiteta Gabriela Marques, em reportagem de Histórias de Casa.

No estilo escandinavo, nada pesa ou se destaca em excesso nos ambientes. As estruturas mobiliárias são todas cleans, de linhas retas ou com suaves curvas. As cores são claras e os acabamentos discretos. Sente-se até certo romantismo no ar. Não tem como uma pessoa não gostar!

Ana Carolina Campos França https://www.vivadecora.com.br/foto/161874/quarto-com-parede-preta

Como decorar um quarto de solteiro seguindo o estilo nórdico

Já numa primeira olhada, pode-se perceber que um quarto de solteiro escandinavo não é igual aos outros. A estética de um ambiente nesse estilo é bem diferente. Logo vem à cabeça a palavra ‘simplicidade’. E é isso mesmo, um ambiente com poucos itens – somente aquilo que se gosta e é necessário -, o que não é sinônimo de ‘sem graça’.

Ana Claudia https://www.vivadecora.com.br/foto/133702/quarto-de-casal-com-criado-mudo-escandinavo e INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/179154/armario-de-casal-de-madeira-simples

Claro que a cor branca, cinza e outros tons claros predominam tanto na pintura quanto nos móveis de um quarto de solteiro escandinavo. Mas, esse pode ser só o pano fundo. No Brasil, muitas vezes, os decoradores preferem “abrasileirar” o estilo adicionando peças mais vivas e alegres. Isso é feito de maneira bem pontual, com roupas de cama, tapetes, cortinas, e muito mais.

“O estilo escandinavo é basicamente revestimentos (…). Use cores simples, como o branco ou cinza claro. Para finalizar, adicione cuidadosamente objetos com cores.” – Niki Brantmark, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Camila Fleck https://www.vivadecora.com.br/foto/153657/tapete-listrado-e-poltrona-de-balanco

Então, continuando o pensamento, o chão e as paredes dos ambientes escandinavos costumam ser claros. Geralmente, a madeira é o material de maior destaque no cenário. Ela é apresentada não só nas peças de revestimento como também em mobiliários e elementos decorativos. Quanto mais demonstrar um aspecto natural e envelhecido melhor.

Camila Fleck https://www.vivadecora.com.br/foto/156461/quarto-feminino-em-rosa-e-cinza-com-tonel-chanel e Tetriz Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/153996/espelho-redondo-e-poltrona-balanca

Têxteis na arquitetura escandinava

Além da madeira, os têxteis também cumprem uma função muito importante nesse estilo. Guardanapos, capas de almofada e muito outros itens tricotados ou bordados no algodão, lã, linho ou sarja são usados para contrastar sobre o neutro da decoração.

Também é comum ver camas com mantas de pele e paredes cobertas com tecidos floridos, listrados e mais. Mas, o clima tropical do Brasil pode não favorecer a cena.

Red Square Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/172911/luminaria-de-mesa-e-quadros-na-cabeceira

O mesmo acontece com a ornamentação. Lá na Europa, um quarto de solteiro escandinavo teria uma lareira, muitas velas, tapetes, jarros com flores do campo, edredons, almofadas e mais.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/62370/quarto-de-casal-com-parede-cinza-e-cores-leves e Figueiredo Fischer https://www.vivadecora.com.br/foto/125483/almofadas-de-croche

Mas, no Brasil, para lembrar o estilo, o decorador pode usar elementos antigos e vintages, espelhos, adesivos com frases e quadros personalizados no tema. É importante retratar o lado pessoal e romântico da pessoa!

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/177944/fio-de-luz-na-cabeceira-e-cortina-cinza-no-quarto

Quanto aos móveis, um quarto de solteiro escandinavo deve ter itens práticos. Não cabe neste tipo de decoração camas de cabeceiras altas, por exemplo.

Com menos informação visual, as formas de design valiosas crescem e aparecem no ambiente. O pouco mobiliário também garante o minimalismo, que é a essência do estilo. O resultado final é bastante agradável aos olhos!

Você vai adorar!

Marília Veiga https://www.vivadecora.com.br/foto/146760/quarto-de-casal-cinza-e-rosa-claro-com-abajures

Este post com dicas de decoração escandinava para quartos foi criado pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *