Conheça a prática e bela decoração escandinava e veja como adaptá-la aos trópicos!

Já ouviu falar em decoração escandinava ou nórdica? O termo pode ser visto descrito em várias reportagens de sites e revistas de moda para a casa. Trata-se de uma forte tendência para interiores.

Ela surgiu anos atrás na Europa e agora, mais recentemente, virou febre também no Brasil, invadindo feiras e mostras de design e arquitetura. Saiba mais no texto a seguir!

Nathalia Bilibio Schwinn https://www.vivadecora.com.br/foto/176799/delicadeza-no-quarto

Um pouco sobre a decoração escandinava | O surgimento dessa tendência

O estilo escandinavo surgiu nos princípios do século passado, mais ou menos na região que compreende os países da Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca. O que todos estes países têm em comum? Sim, um inverno bastante rigoroso.

Por isso, esse modelo de decoração é bastante adequado para casas localizadas em áreas de clima mais frio – uma realidade que é bem diferente da maior parte do território brasileiro.

“Os projetos nórdicos são diferentes da arquitetura de interiores que tínhamos no Brasil.” – arquiteta Gabriela Marques, em reportagem de Histórias de Casa.

Tetriz Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/156461/quarto-feminino-em-rosa-e-cinza-com-tonel-chanel e Camila Fleck https://www.vivadecora.com.br/foto/153996/espelho-redondo-e-poltrona-balanca

De todo modo, a decoração escandinava parece ser tão bonita, confortável e acolhedora que acabou ganhando muitos adeptos pelo mundo. Por suas características, virou sinônimo de elegância.

Tem tudo a ver com o “novo jeito de morar”, que visa à montagem de ambientes mais sustentáveis e econômicos. E, assim sendo, acabou adaptada a muitas propostas de arquitetura e design de interiores contemporâneos.

João Paulo Amaral https://www.vivadecora.com.br/foto/181686/quarto-de-casal-rose

As características do estilo escandinavo

O estilo escandinavo tem tudo a ver com os dias atuais. Ele une o moderno e o tradicional de forma bastante harmoniosa. Também é muito prático, simples e, ao mesmo tempo, cálido e elegante.

Apresenta linhas puras – retas e curvas suaves -; portanto, combina com quase tudo. Nada pesa no ambiente ou se destaca em excesso. Não há qualquer poluição visual. Os espaços são clean, amplos, luminosos e funcionais.

“São ambientes mais leves e descompromissados, com menos marcenaria fixa e um pouco de mistura do clássico com o contemporâneo.” – arquiteta Gabriela Marques.

A versatilidade é uma das grandes características do estilo escandinavo.  Isso quer dizer que ele serve para todos os ambientes da casa – da sala de estar à cozinha. Os cenários parecem ter apenas o básico.

Pode-se sentir uma atmosfera bastante suave, tranquila e romântica. E alguns poucos toques de cor e textura são dados para quebrar a monotonia e deixar os espaços mais vivos e alegres.

João Paulo Amaral https://www.vivadecora.com.br/foto/181685/sala-de-estar-moderna-escandinava e Daniel Oliveira https://www.vivadecora.com.br/foto/151815/cozinha-escandinava

Como decorar seguindo o estilo escandinavo

Claro que no Brasil, um país tropical, a decoração nórdica não pode ser simplesmente copiada à risca. Na verdade, ela precisa ser um pouco adaptada.

Ana Claudia https://www.vivadecora.com.br/foto/133702/quarto-de-casal-com-criado-mudo-escandinavo, INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/179154/armario-de-casal-de-madeira-simples e Daniel Oliveira https://www.vivadecora.com.br/foto/126136/quarto

De todo modo, a cor branca e os tons claros predominam nos ambientes, tanto na pintura quanto nos móveis. O cinza também é uma ótima opção de pano de fundo. E, além disso, todos os outros tons – como rosa e azul – aparecem claros e em itens menores, como capas de almofadas.

Red Square Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/172911/luminaria-de-mesa-e-quadros-na-cabeceira

“O estilo escandinavo é basicamente revestimentos (…). Use cores simples, como o branco ou cinza claro. Para finalizar, adicione cuidadosamente objetos com cores.” – Niki Brantmark, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Ana Carolina Campos França https://www.vivadecora.com.br/foto/161874/quarto-com-parede-preta

A madeira é vista com bastante presença nas propostas de decoração escandinava; por vezes, acaba como protagonista do projeto. As imperfeições do material são altamente valorizadas nesse estilo.

Chão e paredes são cobertos com peças em aspecto natural; também itens maiores, como camas e estantes. E o motivo disso é poder dar um aspecto mais acolhedor aos ambientes.

Triplex Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/161703/poltrona-cinza-e-berco-de-madeira

A decoração escandinava também chama muito atenção pela quantidade de peças têxteis. Claro que o calor brasileiro não combina tanto com peles, pelos e lã. Mas, tem outros tecidos naturais que o decorador pode usar e abusar nos interiores, como o linho.

É interessante usar toalhas, roupas de cama, almofadas, mantas de sofá e cortinas em estampas como listrado, xadrez e floral; e também peças em crochê e rendas delicadas.

Doob Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/146059/home-office-estilo-escandinavo-com-quadros-pop

Itens de ornamentação

Para deixar a decoração escandinava ainda mais charmosa, usa-se e abusa-se – na dose certa, sem excessos – dos elementos de ornamentação.

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/143171/cama-com-manta-de-tons-neutros

Por exemplo, artigos em cerâmica e vidro. Também os espelhos, quadros e pôsteres. Vasos de plantas com ramos e flores – que dão um toque mais orgânico ao espaço. E velas, tapetes e objetos antigos e vintages – para mais romantismo no ambiente.

Gostou das dicas? Que tal apostar na decoração escandinava para mudar a cara da sua casa? Indspire-se nesses ambientes incríveis!

Estas dicas de decoração escandinava foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *