Persiana: conheça sua história e todos os modelos incríveis utilizados na decoração

Pode-se dizer, de forma resumida, que persiana é uma peça composta de lâminas em sentido horizontal ou vertical. Ela agrada demais os planejadores de interiores, pois possui não só valor funcional como também decorativo. 

Com ela, é possível obter um resultado estético bonito e elegante para os interiores. Além do mais, controlar a claridade dentro dos ambientes de acordo com a sua inclinação.

Sandra Sanches https://www.vivadecora.com.br/foto/95199/quarto-de-casal-com-persiana-grande

Um pouco sobre a história das persianas

Persiana não é algo atual. Na verdade, seu surgimento remonta há séculos atrás. Acredita-se que foi o engenheiro francês Pierre Le Fou que idealizou seu primeiro protótipo por volta do ano de 1820. 

O curioso é que a ideia inicial do inventor em nada tinha a ver com decoração de interiores. Na verdade, seu objetivo era achar um jeito de conter o movimento das águas do riacho de sua propriedade.

Pierre construiu, então, uma maquete com lâminas de algodão engomadas e presas a cordas. Para ajudar, sua esposa pendurou o invento para secar frente a uma janela e, sem querer, ambos descobriram que isso poderia servir para ajudar a controlar os raios de sol que adentravam a casa. E é assim que dizem que surgiu a primeira persiana – sendo batizada com este nome em homenagem ao seu criador, apelidado de ‘Persi’.

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/177953/cadeira-suspensa-e-persiana-de-madeira

Vantagem de usar persiana em decoração de interiores

As persianas apresentam muitas vantagens para o planejamento de interiores. Elas são peças práticas e versáteis, e podem combinar com vários estilos diferentes de decoração. 

Sabendo escolher a peça certa, todos os elementos no cenário ficarão devidamente combinados, sem que haja comprometimento de estética ou conforto no espaço. Por exemplo, cortinas em tons neutros são mais discretas – algo a se considerar.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/190506/luminaria-de-piso-de-madeira-e-persiana-branca

Antes de tudo, é preciso conferir se o modelo de persiana escolhido atende mesmo às necessidades do ambiente onde será inserido. Isto diz respeito tanto ao controle da entrada de luz e de vento natural quanto ao controle acústico. 

Seu tamanho não pode comprometer a proteção do ambiente – incluindo móveis e objetos – ou a vista para o mundo externo. Em salas de jantar as lâminas devem ficar na vertical e a aproximadamente 1 cm do chão.

Marcelo Rosset Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/65185/sala-de-estar-com-persiana-branca-para-entrada-de

Diversos modelos de persiana encontrados no mercado

Há várias opções de persianas nas lojas. Para escolher entre uma e outra será preciso conhecer melhor suas principais características e benefícios. Depois, basta orientar sua escolha pelo gosto, solução estética e possibilidades de proteção do ambiente. 

Vamos, a seguir, analisar quais os modelos que existem com base no material e no sistema de recolhimento das lâminas.

Quanto ao material de fabricação

Há opções de persiana nas lojas nos mais variados materiais. O mais comum é encontrar persiana em tecido – sobretudo poliéster. As peças em tecnologia blackout são destaque no mercado, pois podem bloquear até noventa e nove por cento de entrada de luz nos ambientes. E também têm as em fibras naturais, como linho e algodão – com a vantagem de poderem vir numa gama maior de cores e texturas.

Outra opção de material para persiana é a madeira. Também tem o bambu – que é considerado mais “ecologicamente correto”. O alumínio – que se destaca bastante entre os modelos modernos pela alta resistência e preço acessível. E o PVC – que é uma alternativa muito válida, pois funciona bem em diversos tipos de ambientes e condições atmosféricas, vindo em muitas cores e sendo extremamente fácil de limpar.

D2N Arquitetura + Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/127453/varanda-sala-de-jantar eTriplex Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/16655/persiana-de-bambu

 

Bruno Gap https://www.vivadecora.com.br/foto/86234/mesa-redonda-de-madeira

Quanto ao sistema de recolhimento das lâminas

Há somente dois tipos de sistemas para recolhimento das lâminas das persianas: vertical e horizontal. Este primeiro é indicado para áreas como dormitórios, salas e varandas. Já o segundo serviria melhor para cozinhas, banheiros, áreas de serviço e escritórios. Em ambos os casos, as lâminas podem vir em várias larguras, comprimentos e espessuras.

Gislene Lopes https://www.vivadecora.com.br/foto/69925/persianas-na-vertical-branca

Persianas em geral, verticais ou horizontais, possuem outras diferenças que podem ser destacadas neste texto. Quase sempre suas lâminas vêm planas e independentes umas das outras – com exceção das cordas que as unem. 

Dentro desta categoria há as em folhas largas, com tecidos sobrepostos. Também as em estilo ‘romano’, estruturadas por varetas. E as ‘rolô’, recolhidas de uma vez só em toda a sua extensão.

AH!SIM https://www.vivadecora.com.br/foto/103056/sala-de-estar-com-persiana

Agora, é possível encontrar mais opções de persianas, diferentes do que as que foram citadas no parágrafo anterior. Pra começar a ‘doublevision’, que possui faixas que se alteram entre linhas escuras e opacas. 

A ‘silhouette’, que varia de faixas claras e translúcidas, podendo ser inclinadas. A ‘celular’, em forma de colmeia, com bolsões de ar. E a ‘plissada’, com várias dobras que ocupam muito menos espaço quando são recolhidas.

Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro https://www.vivadecora.com.br/foto/96171/gavetas-amarelas-e-persiana-preta

 

MeyerCortez Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/84682/lavabo-com-persiana-e-espelho e Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/194704/persiana-de-aluminio-branca-e-bancada-de-quartzo

Então, o que achou de todas essas persianas? Alguma delas chamou a sua atenção? O que está esperando para experimentar como fica em sua casa?

Essas dicas de como escolher uma persiana perfeita para casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *