Modelos diferentes de micro-ondas para a sua cozinha

O micro-ondas pode ser um ótimo aliado da dona ou do dono de casa. Trata-se de um eletrodoméstico que foi pensado para facilitar o dia-a-dia das pessoas, agilizando suas atividades dentro da cozinha. 

Toda hora surge um novo modelo deste tipo de aparelhos no mercado. Será que não está na hora de trocar o seu? Que tal estudar esta possibilidade? Confira nossas dicas sobre como escolher o modelo certo para a casa.

MeyerCortez Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/84320/cozinha-planejada-com-forno-e-microondas-embutido

Um pouco sobre o micro-ondas

Se a pessoa deseja descongelar rapidamente um alimento, fazer refeições rápidas ou esquentar pratos prontos, usar o micro-ondas é a solução mais prática. Este aparelho permite economizar tempo e esforço na cozinha. 

Por isto é que tem ganhado cada vez mais destaque em propostas de decoração de cozinhas – sobretudo naquelas com móveis planejados.

Renata Cáfaro https://www.vivadecora.com.br/foto/164405/armario-aereo-claro-banquetas-altas-e-fogao e Elen Saravalli https://www.vivadecora.com.br/foto/163207/armario-aereo-com-suporte-para-microondas-e-planta

As principais características dos modelos modernos

Micro-ondas, como o nome já explica, nada mais é do que um aparelho que emite ondas eletromagnéticas que são refletidas diretamente sobre os alimentos. 

Qualquer matéria exposta a estas ondas acaba sofrendo uma deformidade por meio de suas moléculas que passam a vibrar. O calor gerado nesta ação acaba cozinhando os pratos em tempo mais curto do que nos fornos convencionais.

“O sucesso do forno de micro-ondas se dá pelo fato de que todo alimento tem água no seu interior e é ela que interage muito bem com o campo eletromagnético.”

“Os recipientes como louças e cerâmicas comuns (…) não dissipam muito a energia (…) não podem ser colocados “sozinhos” no forno. Há que haver algo (o alimento) no interior para absorver a energia.”

– engenheiro Eduardo Pouzada, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Eduarda Corrêa https://www.vivadecora.com.br/foto/77608/bancada-de-madeira-rustica-e-banquetas-escuras
INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/188716/estante-metalica-preta-com-caixote-de-madeira-crua

Esta simples operação já era feita pelos micro-ondas antigos. Mas os novos aparelhos ainda possuem outras vantagens. Pra começar, são mais compactos, silenciosos e eficientes. 

Possuem um display digital mais moderno com teclas pré-programadas para mais tipos de alimentos. App para leitura de celular. Trava de segurança e grill. Acabamento de aço. E cavidades especiais que evitam penetração de gordura.

Juliana Pippi https://www.vivadecora.com.br/foto/70054/cozinha-planejada-com-microondas-e-forno-embutido

Como escolher um modelo de micro-ondas para a casa

A maioria dos novos micro-ondas disponíveis no mercado é de excelente qualidade. As fábricas têm se esforçado para apresentar modelos com um design mais atraente, que se adeque melhor às propostas recentes de design de cozinhas. 

Porém, em termos operacionais isso não é o que importa. Tem aspectos mais relevantes que não devem ser esquecidos e que precisam ser considerados no momento da compra.

A primeira coisa que se deve analisar no novo modelo de micro-ondas é o seu dimensionamento e a sua capacidade útil. 

Depois a potência do mesmo e as funcionalidades – inclusive para saber se o aparelho vai atender a todas as suas necessidades. A classificação energética recomendada pelo Inmetro segue o seguinte critério: ‘A’, para mais eficiente, e ‘C’, para menos eficiente.

Actual Design https://www.vivadecora.com.br/foto/104098/bancada-branca-com-relogio-de-parede-e-vasos
Fernanda Duarte https://www.vivadecora.com.br/foto/64820/cozinha-planejada-com-microondas-de-inox e Lania Lacorte https://www.vivadecora.com.br/foto/153118/cozinha-com-torre-de-forno-e-microondas

Como harmonizar um modelo de micro-ondas com o layout da cozinha

Na hora de definir o layout da cozinha é muito importante ver em que posição ficarão os eletrodomésticos, incluindo o micro-ondas. 

A partir disto, podem-se definir pontos de elétrica, hidráulica e gás, além dos vazados nos armários para encaixar todos os aparelhos de embutir. Deste modo, é garantida a boa funcionalidade do ambiente.

O micro-ondas, em especial, pode ter sua instalação prevista em vários pontos diferentes do cômodo. 

Ele só precisa ficar em um local prático e acessível, preferencialmente perto do fogão e longe suficiente de qualquer fonte de água, evitando choques. A solução mais comum é colocar o aparelho em nível superior à bancada de trabalho.

CASAon CASAon https://www.vivadecora.com.br/foto/152555/cozinha-com-nicho-rose e Eliane Mesquita https://www.vivadecora.com.br/foto/73974/banquetas-verdes-bancada-cina-e-microondas

Em vários projetos de cozinhas desenvolvidos recentemente, os projetistas optaram por construir uma torre para embutir forno e micro-ondas. Mas este último também pode ser acomodado em um gavetão ou nicho – aberto ou fechado – sob o nível da pia. 

Também numa ilha. Sobre o fogão – assumindo a função de depurador, o que é menos comum no Brasil. Ou sobre a bancada mesmo, ficando junto dos eletros portáteis.

Gabriela Toledo, Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/212901/bancada-em-quartzo-e-pendente-metalico-preto e Semíramis Alice Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/148697/armario-de-madeira-com-forno-e-microondas-embutido
MAV ARQUITETURA https://www.vivadecora.com.br/foto/210102/ambiente-com-marcenaria-azul-e-bancada-de-marmore

Na verdade, o micro-ondas pode ficar na altura que você quiser na sua cozinha. Customize o projeto visando melhorar a acessibilidade do ambiente. 

Pense qual é o melhor local para a instalação do aparelho de modo que não comprometa a visualização dos pratos que estiverem sendo cozidos em seu interior. 

E aí? Qual modelo de micro-ondas pretende usar em sua decoração? Ainda na dúvida? Reveja as imagens e escolha logo o seu preferido!

Essas dicas de modelos de micro-ondas para a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *