Dicas de como escolher sem erros uma poltrona para sua casa

Descubra o que levar em consideração na hora de escolher o tipo de poltrona ideal para a sua casa

Toda decoração precisa de uma peça em destaque, para dar aquele toque final. Em alguns ambientes, como nas salas de estar, essa peça é a poltrona. Não há como negar sua real importância para a casa.

No passado, ela servia apenas de trono para os reis. Depois, passou a preencher espaços vazios e a acomodar visitas. Agora, ganhou mais admiração dos profissionais e tem sido a protagonista de muitas de suas propostas.

Deborah Basso https://www.vivadecora.com.br/foto/62947/sala-de-estar-com-poltrona-branca

Ao longo dos séculos, as poltronas variaram de estilo, forma, material e utilidade. Elas foram testadas e recriadas por vários artistas até ficarem como o artigo de decoração que são hoje.

No momento, existem tantas opções no mercado que é comum as pessoas ficarem confusas sobre como escolher o modelo ideal para a sua casa. Pensando nisso, fizemos um texto com dicas que podem lhe ajudar nessa tarefa.

Características e funções das poltronas

Móveis, em geral, são capazes de trazer estilo ao ambiente e aconchego aos seus ocupantes. Isso não é diferente com as poltronas.

Elas podem complementar uma decoração e, se remanejadas de lugar, dar graça a muitas outras – mesmo em ambientes diferentes. Podem servir de complemento para os sofás, sendo coadjuvantes, ou ainda lhes roubar a cena. A escolha, na verdade, é do projetista!

DeborahRoig https://www.vivadecora.com.br/foto/78291/sala-de-estar-com-sofa-e-poltrona-branca

São outras vantagens encontradas no uso das poltronas:

  • elas podem acentuar o estilo do cômodo;
  • são versáteis e de fácil mobilidade;
  • privilegiam o conforto individual;
  • mas também permitem uma maior interação entre as pessoas no ambiente.

Escolhendo o tipo de poltrona ideal

Com o constante avanço nas áreas de design, não há como precisar quantos tipos já foram criados e ou quantos estão disponíveis à venda mercado.

Para quem o dinheiro não é um problema, a escolha fica ainda mais difícil. Mas, saiba que há, sim, certos modelos indicados para cada tipo de proposta. E engana-se quem pensa que só a sala pode receber o móvel. Por isso, antes de sair comprando, é melhor pesquisar.

Como dito antes, as poltronas se adaptam a qualquer ambiente, seja escritório, varanda, quarto, jardim e mais. Para quase todos os espaços já existe um protótipo desenvolvido pela indústria.

O modelo ideal é aquele que se adapta melhor às necessidades do cliente. Afinal, qual a utilidade que ele dará a peça? Ele ficará sentado por quanto tempo do dia nela? Estas são perguntas importantes.

Responda outras mais. Qual a incidência de luz natural e artificial na sala? Qual sua exposição à umidade ou outras intempéries? Existem na casa crianças e animais? Pois isso também deve ser avaliado!

Talvez haja a necessidade de poltronas com almofadas impermeáveis e de estruturas em alumínio, que sejam mais duráveis e permitam uma fácil limpeza.

Mauricio Karam https://www.vivadecora.com.br/foto/66155/sala-de-estar-com-poltrona-de-couro-caramelo

Ambiente e estilo

O projetista deve ficar atento também ao ambiente onde o móvel será inserido. Primeiro quanto à usabilidade e às dimensões da sala.

Deve haver espaço suficiente para ter a poltrona e ainda as pessoas poderem circular adequadamente ao seu redor. Para cômodos muito pequenos, o ideal são os modelos de pés giratórios – e mesmo assim, eles não podem ser exageradamente grandes, pois o espaço não comportaria.

Rodrigo Fonseca https://www.vivadecora.com.br/foto/66766/poltrona-de-veludo-com-base-giratoria

Outro ponto delicado é a questão do estilo adotado para a decoração. É ele que definirá se a poltrona deve ser clássica, moderna ou retrô – vale investir no jogo de contrastes. Para não errar, é melhor escolher as cores neutras.

Se a peça for mesmo ser a protagonista do espaço, pode ser que ela precise ter uma estampa e cor mais chamativa. Mas, se a ideia é manter tudo discreto, então o melhor são os tons suaves.

Codecorar https://www.vivadecora.com.br/foto/77437/sala-de-estar-com-poltrona-estampada

Procure aliar essa modelagem ao conforto, ergonomia e sustentabilidade na hora de escolher a sua poltrona!

Guardini Stancati https://www.vivadecora.com.br/foto/150558/poltrona-bege

Vá além do visual

Não se pode escolher uma poltrona apenas pelo visual. Ser linda e não confortável, ou ser confortável e não linda, não presta. Agradar aos olhos é importante. Mas, a pessoa também precisa se sentir bem ao utilizar o móvel.

Por isso, ela deve avaliar tantos dados técnicos do produto, como seu tamanho, densidade da espuma, acabamento, resistência e mais.

Gabriela Herde https://www.vivadecora.com.br/foto/92732/hall-com-poltrona-e-mesa-de-centro

Para as salas de estar, lugar de receber as visitas e também de descansar, um pouco de formalidade nunca é demais. Um estofado muito fofo pode causar desconforto e até constrangimento às pessoas.

Bianchi & Lima Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/171953/cabeceira-marrom-e-poltrona-de-couro

E a tradução de confortável é ficar com a coluna ergonomicamente em posição correta. Já para o caso de um dormitório, por exemplo, essa regra não é tão rígida, podendo a poltrona ser menos firme.

Anna Maria Parisi https://www.vivadecora.com.br/foto/169322/poltrona-de-amamentacao-cinza-e-abajur-amarelo

Resumindo, nada de poltronas muito macias ou muito duras!

Numa situação de sala de jantar, as características ideais para uma poltrona são: ter encosto reto e alto, pés numa altura de no mínimo 30 cm inferior a altura da base da mesa, possuir assento firme, e não ter braços.

https://www.vivadecora.com.br/foto/76689/sala-de-jantar-com-poltrona-tulipa-e-pendente

Estas dicas de como escolher poltrona sem erros foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *