H1 – Dicas de iluminação: escolha a luminária perfeita para todos os cantos de sua casa

Iluminação é um detalhe bastante relevante em propostas de decoração – algo que não deve ser ignorado jamais. 

Basicamente, toda a ideia criativa pode se perder sem o esqueça eletrotécnico correto. Não escolher a luminária certa para as mais variadas situações projetuais é um problema. 

Isso, provavelmente, irá comprometer a harmonia dos interiores, impedindo que eles fiquem tão agradáveis e convidativos quanto se esperava.

Elen Saravalli https://www.vivadecora.com.br/foto/40818/luminaria-pendente e Olegário de Sá & Gilberto Cioni https://www.vivadecora.com.br/foto/107328/lavabo-com-luminaria

O poder das luzes em propostas de decoração de interiores

Luz é algo bem poderoso! Ela pode deixar um imóvel com aparência mais moderna, elegante, sofisticada ou despojada, dependendo do caso. Um ambiente pequeno pode acabar parecendo mais alto e fundo; e um canto sem vida mais atrativo, adequado à realização de atividades específicas. 

Portanto iluminação – não só natural como artificial – precisa estar entre os itens no topo da lista de planejamento arquitetônico.

Você pensou em lâmpadas? Sim, não se enganou! De fato, a cor e a temperatura de uma luz também podem interferir na percepção que as pessoas têm dos ambientes e também na economia de energia. As lâmpadas amarelas, por exemplo, dão mais sensação de conforto visual. Mas não é disso que falaremos aqui neste texto. Vamos nos deter a refletir sobre os modelos de luminárias indicadas para cada ambiente residencial!

Brunete Fraccaroli https://www.vivadecora.com.br/foto/149475/sala-de-estar-moderna-cinza-com-luminaria-de-piso

Luminárias versus os diferentes cômodos da casa

É errado dizer que todos os ambientes da casa deveriam ser tratados iguais. Se cada cômodo recebe uma função diferente – estar, jantar, preparo de alimentos, descanso ou outra -, então devem precisar de um esquema de luminárias também diferente. 

Ou seja, a iluminação é um fator que interfere diretamente na caracterização dos ambientes. Entenda melhor: esses aparelhos criam estilos a partir da luz que projetam, simples assim!

Num mesmo ambiente pode-se ter uma linda e vasta mistura de estilos. Na cozinha e escritório é preciso ter um grupo de luminárias e lâmpadas que ajudem na execução de tarefas em que se exija alta concentração – luz neutra, em tonalidade branca. 

Já para áreas de estar, uma iluminação mais aconchegante e descontraída. E sobre a zona de refeições, pode-se ter somente um fio suspenso, mas criando um efeito todo especial!

Sartori Design https://www.vivadecora.com.br/foto/25539/sala-de-jantar-com-luminaria-de-teto e Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/204360/luminaria-de-trilho-branco-e-parede-com-pastilhas

É possível encontrar muitos modelos prontos de luminárias nas lojas – com especificações claras dos fabricantes, indicando o uso para cada ambiente. Mas, sempre é possível pensar em opções personalizadas também. 

Afinal, cada situação de projeto, além do gosto e necessidade das pessoas, é diferente. Tente se inspirar nas ilustrações deste texto para criar uma combinação mais ao seu estilo!

Triplex Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/161700/luminaria-de-nuvens-verdes e Anna Maria Parisi https://www.vivadecora.com.br/foto/169325/luminaria-em-formato-de-nuvem

Alguns exemplos de modelos de luminárias

Existem muitos modelos de luminárias nas lojas! São tantos que até dá medo de se confundir! Tem luminária de parede, de mesa, de teto e de piso. 

Luminárias em estilos, tamanhos, materiais, cores e funções variadas. Peças populares e mais em conta; e versáteis e caras. Tudo projetado pelos fabricantes para satisfazer os clientes e levar luz a cantos escuros de suas casas.

 

Roberto Migotto https://www.vivadecora.com.br/foto/88922/sala-de-estar-com-cadeira-luis-xv-e-luminaria e Daniela Dantas https://www.vivadecora.com.br/foto/164628/poltrona-azul-e-luminaria-de-piso

Luminárias de parede

Começando pelas luminárias de parede, vamos destacar duas, arandelas e spots. As arandelas oferecem uma luz difusa; podem substituir abajures, por exemplo; e são indicadas para banheiros, corredores e jardins. 

Já os spots já oferecem uma luz focal; são complementares de outros pontos de iluminação; e possuem possibilidades variadas de aplicabilidade.

Luminárias de mesa

Como peças de iluminação de mesa, podemos citar as luminárias articuladas e os abajures. Veem-se estes modelos sendo usados sobre criados-mudos, mesas laterais; aparadores e tripés. 

Estas composições ajudam a marcar um canto específico da decoração – como uma área de leitura -, sempre dando um ar mais intimista ao lugar. Ou seja, trata-se de um tipo de “luminária difusor”, com foco de luz “menos agressivo”, suave e aconchegante.

 

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/197849/luminaria-metalica-de-parede-e-mesinha-de-madeira; e AH!SIM https://www.vivadecora.com.br/foto/102903/criado-mudo-e-luminaria

Luminárias de teto

Talvez o que mais exista nos catálogos dos fabricantes sejam opções de luminárias de teto. Três modelos são os que mais chamam a atenção: lustres, pendentes e plafons. 

Os três tipos costuma agir como pontos de luz central – geral – dentro dos cômodos. Os lustres e os pendentes ficam suspensos. 

Mas o primeiro é mais clássico e combina melhor com ambientes amplos, tipo sala de jantar e hall de entrada.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/195071/teto-de-cimento-queimado-e-luminaria-metalicas

Agora, os pendentes são mais versáteis – funcionando tanto como lustre quanto como pendente. Servem melhor para zonas de mesas auxiliares e bancadas de cozinha. Ficam penduradas em fios ou cabos elétricos. 

E quase sempre deixam os ambientes em que estão com visual mais descontraído. O único problema é conseguir estabelecer uma altura entre a peça e o tampo logo abaixo.

Roberto Migotto https://www.vivadecora.com.br/foto/90937/sala-de-banho-com-luminaria

Por fim, na lista das luminárias de teto, têm os plafons. Estes aparelhos proporcionam uma iluminação indireta. Muitos possuem proteção em vidro e funcionam irradiando a luz em direção ao teto, que é depois refletida indiretamente para o ambiente. 

Funcionam bem instaladas em cozinhas e escritórios – ficando sobrepostas ou embutidas. Infelizmente, podem gerar sombras desagradáveis aos olhos humanos.

Andréa Buratto https://www.vivadecora.com.br/foto/151366/hall-do-apartamento e Mauricio Karam https://www.vivadecora.com.br/foto/65911/corredor-com-aparador-e-luminaria

Luminárias de piso

E, finalmente, as luminárias de piso. Dois exemplos desse modelo são as ‘tartarugas’ e as de ‘emergência’. Nesse caso, ambas podem ser instaladas embutidas no chão, ficando bem discretas no cenário. 

As tartarugas são mais indicadas para iluminações externas, já que resistem bem às intempéries. E as de emergência deveriam ser um item comum nas residências, podendo aparecer em escadarias, por exemplo.

Marília Veiga https://www.vivadecora.com.br/foto/87973/sala-de-estar-com-luminaria-e-quadros

Já deve ter percebido que existem luminárias para todas as preferências e necessidades. Luminárias que podem agregar muito valor à decoração de sua casa, combinando com o seu estilo.

Portanto, na hora de escolher as luminárias ideais para sua casa, não tenha pressa: pesquise até achar aquele que vai ficar perfeita!

Estas deicas de iluminação foram criadas pela equipoe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *