Veja como escolher e aplicar corretamente papel de parede para transformar o visual da casa

Papel de parede não é mais um artigo de decoração visto apenas em palácios. Nos dias de hoje, há modelos de vários tons, estampas, gramaturas e também de preço.

Mesmo uma proposta de design para uma residência mais humilde pode prever a aplicação de tal material em uma parede, teto ou outra superfície. Contudo, assim como fora no passado, isso ainda é um sinônimo de riqueza.

Confira dicas e imagens especiais que comprovam que é possível deixar uma casa com visual mais bonito e atual com papéis de parede!

Vanja Maia https://www.vivadecora.com.br/foto/86076/quarto-de-solteiro-com-papel-de-parede-roxo

Onde aplicar papel de parede na casa

Todo conjunto ambientado fica mais bonito com o acréscimo de um papel de parede.

Pode-se aplicar o material em todos os ambientes de uma casa, até mesmo em lavabos e cozinhas. Sim, recentemente, as fábricas conseguiram evoluir certas tecnologias, permitindo que se pudesse fabricar tipos de papéis inclusive para áreas úmidas. Então, é possível afirmar que o produto se tornou muito mais versátil!

Espaço do Traço Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/105146/lavabo-com-papel-de-parede-preto-e-branco e Roberto Cimino e Nelson Amorim https://www.vivadecora.com.br/foto/87020/papel-de-parede-com-folhas

Agora, se a pessoa quiser muito pode colocar um tipo de papel no hall de entrada, um na sala de estar e jantar, um no quarto, um na cozinha e outro no banheiro. Ou seja, a casa inteira ficaria mais colorida, divertida e personalizada.

Foi-se o tempo em que todos os ambientes precisavam combinar. A tendência agora é escolher um estilo e diversificar o mesmo por todos os cantos, mas mantendo certa unidade.

RBP Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/27179/quarto-com-papel-de-parede-amarelo

É até melhor que o designer de interiores não utilize o mesmo papel de parede em toda a casa. Sabe-se que cada ambiente tem funções diferentes. Assim sendo, eles não podem ser decorados de forma igual.

A regra é muito simples, todo setor deve despertar efeitos diferentes nas pessoas – alguns de socialização, outros de calmaria, outros de criatividade. E é deste modo que o projetista tem que pensar os espaços.

Mariana Borges e Thaysa Godoy https://www.vivadecora.com.br/foto/106461/sala-de-estar-com-papel-de-parede-cinza

Qual o tipo de papel indicado para cada setor da casa

A entrada da casa tem que ser mais chamativa. A ideia neste setor é convidar as pessoas a adentrarem ao lar. Se elas se sentirem bem recepcionadas, bem à vontade, há uma chance maior de elas voltarem.

Portanto, é melhor que o hall de entrada e a sala de estar recebam um revestimento de parede de cor ou estampa alegre e divertida, seguindo aquilo que é proposto pelo projeto de decoração.

Idália Daudt https://www.vivadecora.com.br/foto/101710/papel-de-parede-branco-com-bolas-pretas

Na área da cozinha e sala de jantar – que muitas vezes são integradas – a ideia deve ser também estimular a boa convivência; fora isso, a boa alimentação.

Cores alegres – como o laranja, o vermelho, o amarelo e o verde maçã – são bastante utilizados, nos dias de hoje, em projetos para ambientes assim. Estes tons fazem as pessoas lembrarem-se das frutas e verduras que fazem bem à saúde.

Nathalia Bilibio Schwinn https://www.vivadecora.com.br/foto/176795/cama-em-formato-de-casinha e RBP Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/71904/papel-de-parede-azul-no-quarto-de-bebe

Para lavabos, não existe uma regra que dite qual a cor é mais indicada. Mas, a pessoa precisa ter em mente que esses ambientes são relacionados à prática do descarte de detritos e higienização corporal.

Por isso, é preciso também escolher um papel que seja não só bonito, mas que transmita a ideia de limpeza, apesar da função do local. Cores como o branco, o verde e o azul claro combinam muito bem com esse setor.

Patricia Kolanian Pasquini https://www.vivadecora.com.br/foto/71449/papel-de-parede-cinza e Célia Beatriz https://www.vivadecora.com.br/foto/103207/quarto-com-papel-de-parede

Nos dormitórios, o decorador pode brincar mais com os tipos de papel existentes. Os de casal ficam charmosos com papéis geométricos, florais e adamascados em tons neutros e suaves.

Os de solteiro, com os xadrezes ou os com desenhos de bichinhos e personagens animados. E em home offices é possível usar revestimentos mais escuros, de tons vivos e desenhos agressivos, que estimulam a criatividade.

Amanda Pagliarini Macedo https://www.vivadecora.com.br/foto/182322/cabeceira-de-veludo-e-papel-de-parede-estampado

Quais os tipos de papel de parede existentes à venda

A indústria de artigos para construção civil tem inovado nos últimos anos lançado muitos modelos diferentes de papéis de parede.

Agora, há rolos também:

  • com grafismos;
  • em três dimensões;
  • em degradê;
  • imitando textura de cimento, madeira, pedra e tijolo;
  • os metálicos;
  • retrôs;
  • vintages.

E muito mais.

Escolher entre um ou outro vai depender tanto da proposta do designer quanto do gosto – e do bolso – do proprietário do imóvel.

Quando a pessoa estiver numa loja de artigos para o lar vai se deparar com várias opções de papéis. Ela deve saber que cada produto ali disponível tem características específicas e foi pensado para ser aplicado em um determinado setor da casa.

Os vinílicos são ótimos para áreas molhadas. Os em celulose servem para ambientes secos. E ainda têm os em TNT, os acetinados e texturizados. É preciso pesquisar para saber mais!

Juliana Pippi https://www.vivadecora.com.br/foto/70613/home-office-com-papel-de-parede

Como aplicar papel de parede nos interiores

O designer pode propor soluções diferentes e criativas para a aplicação do papel de parede escolhido. Normalmente, os papéis são aplicados verticalmente, de cima para baixo na parede.

Para saber quanto de material é preciso para cobrir a superfície basta dividir o metro quadrado de área de parede pelo metro quadrado de papel. Assim, sabem-se quantos rolos é preciso comprar.

Sandro Clemes https://www.vivadecora.com.br/foto/85522/papel-de-parede-florido

Em tese, o cálculo é muito simples, mas o resultado final pode variar de acordo com o modelo de papel escolhido. Rolos lisos ou com estampas geométricas, como os listrados, são mais fáceis de serem aplicados lado a lado.

Só que os com desenhos de folhas, flores ou outras texturas desparelhas são mais difíceis de serem emendados. Neste caso, por precaução, é melhor reavaliar a quantidade de material a ser comprado.

Que achou dessas ideias? vai começar a usar papéis de parede em sua casa em qual cômodo?

Estas dicas de decoração com papel e parede foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *