Móveis planejados sob medida custam muito caro. Mas, que tal você economizar na transformação de sua casa criando suas próprias peças?
O que acha da ideia de ter uma mesa cavalete, seja para escritório, cozinha ou mesa de jantar? Saiba que essa é uma forte tendência de decoração, que permite inúmeras possibilidades e combinações, tanto de dimensão quanto de peso, cor e textura.
Antigamente, só se pensava em usar cavaletes como tripé para apoiar trabalhos artísticos, principalmente pinturas em quadros. Mas os criativos que trabalham com construção civil e design de interiores enxergaram outras funções para eles. Agora, são bastante necessários em reformas e ambientações de residências – muito usados como base de mesas, por exemplo.
“(…) os cavaletes permitem montar uma mesa de maneira mais usual e prática.” – designer de interiores Rúbia Vieira, em reportagem de Revista Zap Imóveis.
Se você gostou dessa alternativa de decoração barata, pode se inspirar acompanhando o restante deste post. O texto a seguir mostra uma diversidade de modelos de mesa cavalete que podem ser feitos ou adquiridos no mercado. As imagens comprovam que essa ideia funciona em todos os ambientes da casa, não ficando restrita apenas a home-offices, mas em salas de estar e cozinhas também.
As vantagens e desvantagens da mesa cavalete
A mesa cavalete é um tipo de composição mobiliária muito simples e bonita, que pode trazer tanto descontração quanto elegância para o lugar onde estiver.
Ela é muito versátil, combinando com ambientes de diversos estilos, dos clássicos aos modernos – tipo minimalista hi-lo, por exemplo. E também pode ser utilizada de diversas formas, desde bancada de trabalho a console, área de refeições e mais.
Geralmente, a imagem da mesa cavalete é vinculada a propostas de decorações mais descontraídas e informais. A peça pode até mesmo ser feita em materiais reaproveitados. Por isso, é tão comum ver um móvel assim em escritórios e lofts industriais.
Mas já existem disponíveis no mercado alguns modelos de design mais estiloso, feitos em materiais mais nobres, combinando com um visual mais sério.
De fato, não existe um padrão de tampo ou de pés para a mesa cavalete. Seu desenho e proporções vão variar de acordo com as preferências do cliente, assim como as suas necessidades.
Tem pessoas que preferem peças de acabamento liso e cores sóbrias. Outras preferem peças rústicas e coloridas. Por certo, mais do que estar na moda, uma casa tem que ser harmoniosa e apresentar uma decoração que combine com o gosto de seu dono.
“A cor em elementos como cavaletes trazem personalidade e deixam o ambiente único. Como é uma peça simples, pode ser repintada (…) para inovar o espaço.” – designer Laura Santos.
Já se pôde perceber que a mesa cavalete oferece muitas vantagens para a decoração de interiores. Mas, antes de você sair comprando ou construindo um móvel como esse, certas coisas devem ser ressaltadas.
Primeiro que a altura da peça precisa estar de acordo com a sua função. Se ela for usada para refeições, por exemplo, seu tampo deve estar a 75 cm do chão.
Essa regra também vale para a escolha dos materiais para a mesa cavalete. Muitos projetistas apreciam os tampos em vidro, porque, devido a sua transparência, acabam combinando com qualquer proposta de decoração.
Mas esse material não aguenta tanta carga quanto aparenta. E são poucos os cavaletes próprios para lhe sustentar – aguentando não mais do que 150 kg.
“Os tampos de vidro deixam a composição mais leve e descontraída, além de colocar o cavalete em evidência, atraindo olhares.” – designer de interiores Laura Santos, em reportagem de Bonde.
O vidro, em comparação a outros materiais, pode arranhar facilmente. Portanto, ele não seria adequado para servir de tampo de mesa de oficina, por exemplo, onde seriam desenvolvidos trabalhos manuais. Nesse caso, novamente, a madeira seria a opção mais indicada, correndo menos risco de ser danificada.
Mas até essa base tem suas desvantagens, porque poderia ser deformada com excesso de peso.
A mesa cavalete na decoração de interiores
Existem várias possibilidades para o uso da mesa cavalete na decoração de interiores. Ela pode ser usada como mesa de escritório – que é a ideia mais comum que as pessoas têm. Mas nas feiras e mostras de arquitetura e decoração, os criativos demonstram outras formas de aproveitar essa peça mobiliária tão linda. A lista de possibilidades é infinita!
Os cavaletes para as mesas cavaletes podem ser coloridos ou sóbrios. Eles podem ser feitos de madeira, tábuas reaproveitadas, bambu, inox e mais.
Já os tampos serem feitos de vidro e madeira – como dito anteriormente -, ou de silestone e vários outros materiais. O conjunto pode ter um visual mais clean e contemporâneo, ou mais romântico e retrô. E até conter gavetas e nichos para armazenar coisas.
Uma mesa cavalete pode ser transformada em mesa de centro ou aparador para a sala de estar. Como barizinho para a sala de jantar ou mesmo a mesa da sala de jantar.
Como mesa de cabeceira ou penteadeira para o dormitório. Como sustento para a pia do banheiro. Como console para o hall de entrada. Como mesa na cozinha. E como suporte para um jardim vertical na varanda.
Invista no modelo e dê a função que você quiser!
Como você viu, as opções de uso da mesa cavalete são diversas e podem ficar realmente muito bonitas. Já definiu qual delas vai usar em sua casa?
Estas dicas de decoração com mesa cavalete foram criadas pela equipe Viva Decora.
2 Comentários
eu ADORO esse tipo de mesa com cavalete de apoio, acho uma peça bem funcional e moderna pra ter em casa
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Jess!
Eu acho linda, charmosa e descolada.
Ponto negativo é que os cavaletes ocupam espaço e eu moro num cubículo. Mas quem sabe um dia!
:*