Inverno: saiba por que é uma ótima ideia usar e abusar das mantas na decoração de quarto e sala de estar

O inverno é uma estação muito charmosa e que pede a inserção de vários elementos novos à decoração, sobretudo em ambientes como quarto e sala de estar. E não é preciso muito para deixar a casa mais bonita e quentinha, bem preparada para a chegada da estação mais fria do ano. 

Uma dica bastante simples e barata é usar e abusar das mantas. Inspire-se com os exemplos que serão apresentados a seguir!

Studio Ecoara https://www.vivadecora.com.br/foto/156365/quarto-claro-com-painel-de-madeira-e-recamier

A casa como um refúgio acolhedor para o inverno

Quando a casa, a pessoa tem de se sentir bem, confortável – não importa a estação. Seu lar precisa estar preparado tanto para o clima do verão quanto para o clima do inverno. 

Mas, especialmente no frio, muita gente busca meios de se aquecer e se sentir mais protegido. Objetos de valor sentimental dão muito esta ideia! Então, é importante não descartar, de cara, aquela manta da vovó, por exemplo!

Trocar os itens em tecido dos ambientes é uma estratégia perfeita para adequar a decoração da casa ao momento que se vive. Peças quentes são perfeitas para o inverno – só é preciso cuidar com os excessos! 

Pense assim, é como “vestir o imóvel” para a ocasião. Vale a pena apostar em artigos feitos em tecidos mais encorpados, como veludo; ou nos artigos em camurça, lã e tricô – preferencialmente em cores quentes.

Fabiana Damiani Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/178850/cabeceira-com-tijolinhos

 

Danyela Corrêa https://www.vivadecora.com.br/foto/140958/quarto-casal-com-cortina-romana

O uso de mantas em decorações de inverno

Você não só pode como praticamente deve usar e abusar das mantas para decoração de inverno! Isso é perfeito para o clima frio! Não há nada mais gostoso do que poder se enrolar em uma manta fofinha e quente. 

E tal peça pode ser deixada estrategicamente sobre a lateral do sofá, apoiada no braço de uma poltrona ou na beirada de uma cama, como um cobreleito.

A maioria dos assentos de sua casa pode ser feito de materiais que ficam gelados em contato com a pele. Nesse caso, uma manta jogada em cima deles pode tornar tudo mais agradável, aumentando a temperatura do móvel. 

Este recurso acaba se tornando essencial em propostas para ambientes como quarto de bebê ou de criança. Para os pequenos, mantas em plush, algodão ou microfibra maleável são boas opções!

Fernanda Azevedo Mancini https://www.vivadecora.com.br/foto/158404/quarto-com-tijolinho-branco-e-cabeceira-madeira e DéboraMarquardt Marquardt https://www.vivadecora.com.br/foto/152053/cadeira-de-balanco-com-manta-rosa-e-berco

Mantas em cores quentes

Mantas em cores claras combinam com vários tipos de decoração. Agora, elas podem deixar os ambientes aparentemente frios e meio monótonos, fora que sujam mais facilmente. 

Já as mantas coloridas, em tons mais escuros e quentes, combinam muito mais com a cara do inverno. Mas, claro que a você também pode usar em sua casa peças em preto, cinza, verde outra cor fria – contudo, sempre fazendo contraste com fundos quentes.

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/143171/cama-com-manta-de-tons-neutros

 

Studio GPPA – Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo https://www.vivadecora.com.br/foto/147653/sala-branca-com-manta-de-sofa-laranja-e-persiana e Yamagata Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/107020/manta-e-tapete-azul

Onde guardar as mantas no verão

Todo o “amor” que se pode cultivar pelas mantas no inverno parece sumir rapidamente com a chegada do verão – é mesmo algo impressionante! E o que fazer com estas peças quando mudar a estação para o calor? 

Uma ideia é deixar em um canto da casa – talvez na sala de estar ou no quarto – alguns baús, cestos ou caixas decorativas. Com a volta do frio, é só, então, estocar as tais mantas dentro disso!

Patricia Kolanian Pasquini https://www.vivadecora.com.br/foto/402/pendente-amarelo

Mais itens complementares para esquentar os ambientes

Sobre os sofás, poltronas e camas – onde estiverem as mantas -, podem-se ter também almofadas – o que vai contribuir ainda mais para deixar o local convidativo. 

Colchas, edredons e capas podem fazer um contraste bacana com estas peças e também ajudar a aquecer esses pontos da decoração. Até mesmo o sofá pode ser revestido com um tecido mais quente no período do inverno, transformando o visual da sala de estar.

Decoradoria Decoração Online https://www.vivadecora.com.br/foto/164295/sala-de-estar-em-tons-de-cinza e ACF Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/164494/sofa-cinza-e-manta-verde

 

Fabiana Damiani Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/178851/conforto-no-estar e Natália Salla https://www.vivadecora.com.br/foto/147931/almofada-estampada-e-manta-no-sofa

O frio sempre vem de onde menos se espera! Pela janela pode passar muito vento gelado. Ele pode ser barrado por uma cortina. Claro, não uma cortina qualquer, mas com uma mais fina, própria para o verão. 

Os modelos mais indicados para o inverno seriam aqueles em tramas mais fechadas, feitos em tecidos mais encorpados, densos. São bons exemplos aqueles feitos em materiais como linho e a sarja.

Algumas edificações, ao invés de carpete ou madeira, têm cerâmica ou porcelanato instalado no chão. Para proteger as pessoas do frio que vem do piso, não tem jeito melhor do que acrescentar tapetes à decoração. 

O bom dessas peças é que elas não só esquentam como valorizam os ambientes. Certamente, seguido esta e todas as outras dicas apresentadas neste texto, você terá uma percepção térmica muito melhor de seu lar!

Hildebrand Silva Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/62762/sala-de-estar-com-puff-branco-e-manta-azul

Essas dicas sobre como usar mantas na decoração do quarto e sala, no inverno foram escritas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *