Cozinha em branco e preto: opção softsticada que pode ficar muito moderna

Se você está pensando em construir ou reformar uma casa pode estar pensando que estilo de decoração adotar na sua cozinha. Pois saiba que ambientes como estes estritamente claros não são mais uma regra em interiores. 

Os projetos desenvolvidos mais recentemente provam isto. Contudo, a combinação clássica ‘branco e preto’ ainda é uma alternativa bastante válida.

No texto a seguir, veja como deixar a decoração de sua cozinha mais sofisticada. E descubra como encontrar o equilíbrio entre elementos na cor branco e preto, deixando o cenário harmonioso.

Cosentino https://www.vivadecora.com.br/foto/189370/vaso-decorativo-de-madeira-e-bancada-preta

Decorações de cozinhas modernas

Com as novas tecnologias lançadas nos últimos anos em termos de materialidades e eletroeletrônicos, o estilo high tech, urbano e industrial passou a dominar os interiores. 

Então, propostas em branco e preto tornam-se mais comum. E a causa de ganharem cada vez mais adeptos é porque se trata de uma solução simples, econômica e atemporal, que nunca sairá de moda – como acontece com outros esquemas.

Resumindo, cozinhas planejadas nas cores branco e preto não só não bonitas como também são a cara da modernidade. É uma opção válida tanto para ambientes pequenos quanto para os amplos. Saiba mais nos tópicos seguintes.

Cosentino https://www.vivadecora.com.br/foto/189339/coifa-metalica-diferenciada-e-bancada-branca e Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/198016/cozinha-com-marcenaria-preta-e-bancada-branca
Bruno Moraes Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/217365/prateleira-de-madeira-e-moveis-em-marcenaria-preta

Vantagens das cores neutras 

Cozinha branco e preto é o sinônimo de charme e sofisticação. Cores como estas, neutras, podem ser empregadas aos armários planejados, eletrodomésticos, utensílios e objetos decorativos deste tipo de ambiente. E são perfeitas como base de muitas combinações diferentes. Inclusive, podem ser pano de fundo para outras colorações.

“O preto e o branco são cores que, quando combinadas num mesmo ambiente, chamam muita atenção. Por isso, é preciso ter cuidado ao usá-las para não deixar a decoração carregada. Mas os resultados são sensacionais e, quase sempre, bem elegantes.”

“A combinação favorece a sensação de um ambiente maior e ainda destaca os adornos da decoração.”

– arquitetos Maurício Nóbrega e Lisiê Tavares Pissetti, em reportagens de Revista Zap Imóveis.

Gislene Lopes https://www.vivadecora.com.br/foto/70135/papel-de-parede-tematico-e-cadeiras-na-cor-branca
Renata Cáfaro https://www.vivadecora.com.br/foto/164489/cozinha-branca-e-preta

O problema é que tem gente que poderia achar a combinação branco e preto monótona demais. Neste caso, pode-se tentar deixar o espaço com uma temática mais alegre e descontraída. 

O jeito é investir nos detalhes – adicionando toques sutis em outros tons para ampliar a paleta, mas sem comprometer o visual do ambiente. Pra quem não tem medo de ousar sempre há uma forma criativa de enriquecer o cenário.

Gabriela Toledo, Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/212829/parede-de-tijolinho-claro-e-estante-metalica-preta

Branco e preto em cozinhas modernas

É inevitável que as cores branco e preto pareçam em detalhes da decoração de ambientes residenciais. Especialmente nas cozinhas, os tons neutros podem ser vistos em móveis, eletrodomésticos e mais outros pontos. 

Então, em sua casa, por que não inovar e criar um cenário completo em branco e preto? Se for difícil imaginar como seria, basta olhar outra vez as imagens apresentadas neste texto.

Espaço do Traço Arquitetura https://vivadecora.com.br/foto/105148/bancada-de-silestone-e-gabinete-de-madeira-preta

Pode parecer complicado decidir que partes da cozinha manter em branco e preto. Qual das duas cores será a predominante? Esta pergunta é respondida sob dois aspectos: o seu gosto pessoal e a iluminação do ambiente. 

Isto porque, se o espaço possui pouca incidência de luz natural, pode ser uma ideia ruim ter a maioria dos planos escuros, por exemplo. Então, é preciso estudar bem as opções.

Como equilibrar as cores branco e preto nas decorações de cozinha? Bem, pra começar, o ideal é que armários, paredes e pisos não tenham a mesma cor. Pode ser assim, armários brancos e o restante em preto – o contrário só se a luz ambiente permitir. 

Mesmo assim, ainda será preciso observar o que predomina no espaço. E, se for possível, fazer uma simulação eletrônica do projeto deve ajudar na tomada de decisão final.

Leticia Araujo https://www.vivadecora.com.br/foto/47484/cozinha-planejada-preta-e-branca

Pode-se deixar o branco como a cor de destaque, colocando o preto só nos detalhes. Se você gosta realmente da versão oposta está livre para tentar – embora seja arriscado. 

O que normalmente os designers fazem é sugerir colocar no piso um revestimento escuro, destacando armários e luminárias claras. O cinza – ou inox – pode ser um complemento para “abrilhantar” ainda mais a cozinha.

Mas, como dito antes, a combinação certa vai depender do seu gosto e da iluminação ambiente. Como destacou a designer de interiores, Margarete Munari, em reportagem de Revista Zap Imóveis: “de preferência, mantenha o chão em cor clara, pois ela propaga a luz do ambiente; a iluminação deve ser abundante, senão o preto não funciona”.

TT Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/147477/papel-de-parede-estampado-e-moveis-planejados
Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/194854/ambiente-com-marcenaria-preta-e-bancada-branca

Pense, agora, qual a combinação de branco e preto lhe agrada mais. Não tenha medo de ousar. 

Uma cozinha decorada em branco e preto pode parecer simples demais, mas é a sua criatividade em personalizar o ambiente que permitirá criar um ambiente incrível, experimente!

Essas dicas de como utilizar uma decoração em branco e preto na cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *