Não há como negar: os grande momentos de uma família sempre ocorrem ao redor de uma mesa de refeição. E toda esta energia é revelada em um setor da casa, a cozinha, onde um item muito importante é o protagonista: o fogão.
Portanto, este é um ponto do imóvel que deve ser bastante valorizado – inclusive por uma decoração bem caprichada, com todos os móveis e equipamentos necessários para o seu bom funcionamento.
Cozinha sem fogão não é cozinha!
Diz-se que existem três equipamentos que não podem faltar na decoração de uma cozinha, visando o bom funcionamento deste ambiente.
Seriam eles pia, geladeira e fogão. Agora, também é dito que a posição do fogão no ambiente guiaria todo o planejamento de layout deste cômodo. Primeiro, porque tal aparelho possui instruções sérias de instalação que devem ser sempre respeitadas.
Fogões comuns precisam de um ponto de energia elétrica e de gás para funcionarem. É indicado que eles sejam acompanhados de uma coifa ou exaustor.
Também que sejam colocados o mais próximo possível de uma saída de ar, não ficando em linha de rota de fuga – um perigo em caso de acidentes. E não podem ficar ao lado de geladeiras e pias – sendo indicado seguir sempre o esquema do “triângulo funcional” para a planta baixa.
O fogão é um aparelho que deve ocupar um lugar de destaque na decoração da cozinha. Ele é praticamente a tradução de todas as atividades realizadas no ambiente – que é, em especial, o preparo dos alimentos das refeições da família. Ou seja, ele não é um mero complemento da decoração; e, inclusive, pode ser o ponto focal principal do cenário. Então, as suas características estéticas também precisarão ser avaliadas.
Como escolher um modelo de fogão para a decoração da cozinha
Existem muitos modelos de fogão à venda no mercado. Antes de escolher um deles, é preciso listar quais as necessidades da família e o que poderia supri-las.
Também é fundamental entender as características do seu imóvel – qual a área livre disponível para este equipamento e as formas de alimentação – eletricidade ou gás. Então, depois, devem-se testar algumas opções em planta baixa.
Sobre os modelos de fogões disponíveis no mercado
Realizando uma pesquisa nas lojas, é possível constatar que existem vários modelos diferentes de fogões à venda. Atualmente, existem os fogões comuns e os cooktops. Ambos possuem semelhanças e diferenças interessantes.
Mas, resumindo, pode-se dizer que optar entre um e outro vai depender de dois fatores: a necessidade de se ter um forno e a área livre disponível para este aparelho na cozinha de casa.
Existem fogões comuns – simples ou duplo; e estes ainda são divididos em dois submodelos: os de piso e os de embutir – com ou sem vidro para cobrir os queimadores.
Quanto aos cooktops, estes seriam modelos de fogão próprios para embutir em bancadas de pedra. Eles não teriam forno – sendo que o mesmo pode ser comprado à parte – e funcionam a gás ou eletricidade – alguns podendo aquecer por indução.
Dentre os modelos de fogão e fogão cooktop, há aqueles com um e até seis queimadores. E ainda é preciso ressaltar que alguns deles possuem sistema de dupla chama, timer, e trava de segurança.
Veja o que diz a designer Iara Santos sobre a diferença de funcionamento entre estes aparelhos, em reportagem de Clique Arquitetura:
“Diferente dos fogões, os botões do cooktop são mais difíceis de serem ligados pelas crianças. Outro ponto positivo é que se a chama apagar por qualquer motivo, esse eletrodoméstico possui um sistema que bloqueia a saída de gás, evitando acidentes. Ou seja, além do design mais clean e moderno, o cooktop é mais seguro.”
É preciso estar atento ainda, no momento da compra do fogão, a outras características dos modelos. Por exemplo, voltagem, resistência do sistema, facilidade de manutenção, facilidade de limpeza, e possibilidade de reposição de peças.
É claro que a questão estética não pode ficar de fora da lista. Também é preciso saber escolher um modelo que possa ser harmonizado à decoração da cozinha de casa.
Dica para escolher o fogão ideal para sua cozinha
No momento de desenhar o layout da cozinha, já é preciso pensar onde e como instalar o fogão. Deve-se interromper a marcenaria no espaço onde ficará o equipamento.
Ou, se o fogão for de embutir, será preciso projetar um nicho que dê abrigo e sustentação ao mesmo, deixando espaço para todas as mangueiras e fios, além do espaço para o fluxo de ar. Tudo sempre como recomendado pelos fabricantes, claro!
Outra questão que deve ser avaliada para que o fogão fique bem harmonizado à decoração da cozinha, como dito antes, é o design deste aparelho.
Pensando no visual das cozinhas modernas, recentemente, investiu-se muito na fabricação de fogões com acabamento em metal polido. Também existem fogões em tom metálico escovado ou fosco. Mas, a maior tendência do momento são as mesas de vidro.
Fogões ou cooktops com o tampo em vidro apresentam muitas boas qualidades. Eles são mais fáceis de limpar.
Outra coisa bacana é a possibilidade de receber uma camada intermediária – entre as chamas de vidro – em uma cor ou estampa diferente. Algumas marcas já oferecem fogões deste tipo em tonalidade de vermelho, turquesa e amarelo; e estampas em listras, xadrezes ou simulando peles de animais.
Viu quantos modelos de fogão diferentes e bonitos? Se você se apaixonou por um deles, por que não iniciar esse projeto de decoração em sua cozinha?
Estas dicas de modelos de fogão foram criadas pela equipe Viva Decora.