Fogão: peça-chave na decoração das cozinhas

Não há como negar: os grande momentos de uma família sempre ocorrem ao redor de uma mesa de refeição. E toda esta energia é revelada em um setor da casa, a cozinha, onde um item muito importante é o protagonista: o fogão

Portanto, este é um ponto do imóvel que deve ser bastante valorizado – inclusive por uma decoração bem caprichada, com todos os móveis e equipamentos necessários para o seu bom funcionamento.

Migs Arquitetura
https://www.vivadecora.com.br/foto/24677/parede-de-tijolinho-branco-e-moveis-de-madeira

Cozinha sem fogão não é cozinha!

Diz-se que existem três equipamentos que não podem faltar na decoração de uma cozinha, visando o bom funcionamento deste ambiente. 

Seriam eles pia, geladeira e fogão. Agora, também é dito que a posição do fogão no ambiente guiaria todo o planejamento de layout deste cômodo. Primeiro, porque tal aparelho possui instruções sérias de instalação que devem ser sempre respeitadas.

Fogões comuns precisam de um ponto de energia elétrica e de gás para funcionarem. É indicado que eles sejam acompanhados de uma coifa ou exaustor. 

Também que sejam colocados o mais próximo possível de uma saída de ar, não ficando em linha de rota de fuga – um perigo em caso de acidentes. E não podem ficar ao lado de geladeiras e pias – sendo indicado seguir sempre o esquema do “triângulo funcional” para a planta baixa.

Alex Bonilha
https://www.vivadecora.com.br/foto/203328/parede-de-tijolinho-comum-e-bancada-de-granito

O fogão é um aparelho que deve ocupar um lugar de destaque na decoração da cozinha. Ele é praticamente a tradução de todas as atividades realizadas no ambiente – que é, em especial, o preparo dos alimentos das refeições da família. Ou seja, ele não é um mero complemento da decoração; e, inclusive, pode ser o ponto focal principal do cenário. Então, as suas características estéticas também precisarão ser avaliadas.

Gabriela Mendes
https://www.vivadecora.com.br/foto/189178/bancada-gourmet-branca-e-janelas-de-vidro-comum

Como escolher um modelo de fogão para a decoração da cozinha

Existem muitos modelos de fogão à venda no mercado. Antes de escolher um deles, é preciso listar quais as necessidades da família e o que poderia supri-las. 

Também é fundamental entender as características do seu imóvel – qual a área livre disponível para este equipamento e as formas de alimentação – eletricidade ou gás. Então, depois, devem-se testar algumas opções em planta baixa.

MeyerCortez Arquitetura & Design
https://www.vivadecora.com.br/foto/84872/bancada-de-madeira-comum-e-cadeiras-de-couro-claro

Sobre os modelos de fogões disponíveis no mercado

Realizando uma pesquisa nas lojas, é possível constatar que existem vários modelos diferentes de fogões à venda. Atualmente, existem os fogões comuns e os cooktops. Ambos possuem semelhanças e diferenças interessantes. 

Mas, resumindo, pode-se dizer que optar entre um e outro vai depender de dois fatores: a necessidade de se ter um forno e a área livre disponível para este aparelho na cozinha de casa.

Existem fogões comuns – simples ou duplo; e estes ainda são divididos em dois submodelos: os de piso e os de embutir – com ou sem vidro para cobrir os queimadores. 

Quanto aos cooktops, estes seriam modelos de fogão próprios para embutir em bancadas de pedra. Eles não teriam forno – sendo que o mesmo pode ser comprado à parte – e funcionam a gás ou eletricidade – alguns podendo aquecer por indução.

Revista Viva Decora; e Fernando Piva
https://www.vivadecora.com.br/foto/197910/bancada-de-aco-inox-e-gabinete-de-madeira-comum

Dentre os modelos de fogão e fogão cooktop, há aqueles com um e até seis queimadores. E ainda é preciso ressaltar que alguns deles possuem sistema de dupla chama, timer, e trava de segurança. 

Veja o que diz a designer Iara Santos sobre a diferença de funcionamento entre estes aparelhos, em reportagem de Clique Arquitetura:

“Diferente dos fogões, os botões do cooktop são mais difíceis de serem ligados pelas crianças. Outro ponto positivo é que se a chama apagar por qualquer motivo, esse eletrodoméstico possui um sistema que bloqueia a saída de gás, evitando acidentes. Ou seja, além do design mais clean e moderno, o cooktop é mais seguro.”

É preciso estar atento ainda, no momento da compra do fogão, a outras características dos modelos. Por exemplo, voltagem, resistência do sistema, facilidade de manutenção, facilidade de limpeza, e possibilidade de reposição de peças.  

É claro que a questão estética não pode ficar de fora da lista. Também é preciso saber escolher um modelo que possa ser harmonizado à decoração da cozinha de casa.

Revista Viva Decora
https://www.vivadecora.com.br/foto/195051/mesa-de-vidro-comum-e-cadeiras-de-couro-claro

Dica para escolher o fogão ideal para sua cozinha

No momento de desenhar o layout da cozinha, já é preciso pensar onde e como instalar o fogão. Deve-se interromper a marcenaria no espaço onde ficará o equipamento. 

Ou, se o fogão for de embutir, será preciso projetar um nicho que dê abrigo e sustentação ao mesmo, deixando espaço para todas as mangueiras e fios, além do espaço para o fluxo de ar. Tudo sempre como recomendado pelos fabricantes, claro!

 

Jannini Sagarra Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/55163/parede-de-tijolinho-comum-e-pendentes-metalicos

Outra questão que deve ser avaliada para que o fogão fique bem harmonizado à decoração da cozinha, como dito antes, é o design deste aparelho. 

Pensando no visual das cozinhas modernas, recentemente, investiu-se muito na fabricação de fogões com acabamento em metal polido. Também existem fogões em tom metálico escovado ou fosco. Mas, a maior tendência do momento são as mesas de vidro.

Fogões ou cooktops com o tampo em vidro apresentam muitas boas qualidades. Eles são mais fáceis de limpar. 

Outra coisa bacana é a possibilidade de receber uma camada intermediária – entre as chamas de vidro – em uma cor ou estampa diferente. Algumas marcas já oferecem fogões deste tipo em tonalidade de vermelho, turquesa e amarelo; e estampas em listras, xadrezes ou simulando peles de animais.

Revista Viva Decora
https://www.vivadecora.com.br/foto/204251/parede-de-tijolinho-comum-e-bancada-de-madeira

Viu quantos modelos de fogão diferentes e bonitos? Se você se apaixonou por um deles, por que não iniciar esse projeto de decoração em sua cozinha?

Estas dicas de modelos de fogão foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *