Como criar um canto alemão em sua casa

Já percebeu como as pessoas têm buscado por soluções cada vez mais eficientes? Elas não se satisfazem mais com ambientes bonitos, bem decorados com um belo papel de parede, móveis confortáveis, lustres interessantes e outros detalhes. 

De fato, desejam peças realmente funcionais, que ajudem a otimizar e a organizar melhor os espaços em que vivem, deixando sua casa  muito mais prática e cheia de possibilidades.

Para acrescentar mais funcionalidade aos ambientes é fácil, basta utilizar os itens certos em sua ambientação. Por exemplo, ambientes integrados, sem repartições, podem ser mais bem decorados, tornando-se mais interessantes, com variações de móveis tradicionais. 

Um recurso bastante válido é utilizar, no lugar de mesas e cadeiras comuns, um conjunto com canto alemão.

Andrea Fonseca https://www.vivadecora.com.br/foto/146882/sala-de-tv-com-almofada-estampada-e-canto-alemao

O que é o canto alemão?

Sim, seria impossível dar continuidade a este post sem esclarecer o que é o tal canto alemão. 

Na verdade, você deve saber o que é, mas pode não estar ligando o nome à imagem do móvel. Pois bem, trata-se de uma solução para mesa de jantar totalmente atípica e irreverente. No lugar de um número “X” de cadeiras do conjunto para refeições, tem-se um banco em formato de “L”.

Resumindo melhor, no lugar de algumas cadeiras da mesa de jantar da sua casa, você colocaria um assento único, robusto, mais largo e com uma camada estofada. 

Não confunda isto com sofá, embora o canto alemão possa, de fato, oferecer tanto conforto quanto. É claro, isto é um tipo de decoração de bares e restaurantes. Mas nada impede que a mesma ideia seja adaptada a lindas propostas de residências modernas.

MAB3 Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/159332/canto-alemao

Onde surgiu essa história de canto alemão?

Obviamente, como o próprio nome já sugere, o canto alemão teve a sua origem na Alemanha, mas não se tem conhecimento de quando. Como se pode imaginar, a sua função inicial estava mesmo ligada à decoração de estabelecimentos comerciais. 

Com o tempo, os designers adaptaram o conceito para os interiores de outros imóveis; e, hoje, o canto alemão também pode ser utilizado para conferir mais charme às residências.

Você pode estar se perguntando qual o benefício de se apostar no canto alemão, o que isto traria de bom para a ambientação de um imóvel. Dizemos-te: dando mais personalidade, conforto e otimizando, de forma super diferenciada, a área da cozinha, sala de jantar e varanda gourmet. Aproveite um cantinho disponível da sua casa para construir um canto alemão.

Bianchi & Lima Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/174642/canto-alemao
A1 Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/75959/cozinha-com-canto-alemao e Bianchi & Lima Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/172068/parede-espelhada-e-canto-alemao

Como criar um canto alemão em sua casa?

Como dito antes, o canto alemão nada mais é do que um tipo um banco em formato de ‘L’ e que pode ser construído em madeira maciça, MDF ou MDP. 

Sobre a sua estrutura, preferencialmente, deve-se ter um revestimento material confortável – como futons e mais. Inclusive esta camada pode ser em uma cor ou estampa que faça o móvel chamar mais a atenção e virar o ponto mais importante da decoração de um ponto específico da casa.

Andrea Fonseca https://www.vivadecora.com.br/foto/146881/canto-alemao-com-mesa-redonda-e-papel-de-parede

O canto alemão pode ser utilizado para ajudar a dividir áreas integradas, como sala e cozinha, ou mesmo para criar zonas funcionais em uma varanda, tanto faz. 

Só que a sua utilização tem mais sentido em um canto, sendo encostado ou mesmo fixado na parede. Ou seja, ele torna-se útil justamente por aproveitar um canto do imóvel que seria difícil de otimizar se colocando um número maior de cadeiras, por exemplo.

BG Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/158910/jantar-com-canto-alemao-integrado-a-sala

No mercado, é possível encontrar várias opções de canto alemão vendidos prontos e que combinam muito bem com decorações contemporâneas. 

Contudo, se você construir um modelo personalizado para a sua casa terá muito mais a ganhar. Assim, se preferir, o seu banco pode seguir um formato mais linear ou formato de ‘U’. Ele pode ter um visual mais moderno ou rústico. E, por fim, ter outros detalhes especiais.

Seu canto alemão pode receber mais do que futons confortáveis e coloridos, mas um conjunto repleto de almofadas de vários tamanhos e desenhos. 

Este banco também pode ter um baú na parte interna – escondido sob o assento do móvel – para guardar vários objetos, como utensílios domésticos. E, também, pode ter a sua estrutura customizada com entalhes, pinturas, adesivos, placas de espelho e mais.

Lucia Wjuniski https://www.vivadecora.com.br/foto/164146/canto-alemao-e-poltronas-cinza

Destacando o canto alemão na decoração de casa

Tem várias maneiras de tornar o local da casa onde se encontra o canto alemão muito mais especial. Você pode ajudar a destacar este móvel escolhendo os parceiros certos para ele, como cadeiras claras ou em tom neutro e uma mesa de vidro com estrutura metálica – é só uma ideia. Adereços coloridos também são muito bem vindos nesta situação, inclusive para serem colocados sobre a mesa – como jogo americano e vasos de plantas.

Não se deve esquecer-se do recurso da iluminação focada na região da mesa. Ou mesmo do pano de fundo. A parede onde é encostado o canto alemão pode ser bem colorida e chamativa também, talvez com um papel de parede imitando a textura de tijolinhos, quem sabe. 

Abuse da sua criatividade e crie um belo canto alemão em sua casa, pode ficar incrível!

Heloise Laurindo Travain https://www.vivadecora.com.br/foto/171178/canto-alemao-com-bancos-de-couro-e-mesa-branca

Essas dicas de decoração com canto alemão foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *