Saiba como montar um closet sofisticado e cheio de glamour em sua casa

A palavra closet é de origem inglesa e remete a estilo e sofisticação.

Pois, em verdade, essa área pessoal exibe mesmo o amor que os humanos têm pela alta moda e por um design de interiores glamoroso.

Não há um ambiente tão atraente quanto às salas de vestir. Mais do que um mero espaço de guardar roupas e outros pertences, é uma extensão da personalidade de seus proprietários.

Ter um espaço em casa dedicado exclusivamente ao closet é algo que pode ser considerado como luxo!

after prom dress
Ornare https://www.vivadecora.com.br/foto/21611/dw-marlon-gama-closet

Um closet bem planejado é símbolo de organização e requinte – sonho de consumo de qualquer um que esteja renovando a casa.

Mesmo adaptado em um espaço de pequenas dimensões, precisa ser funcional, capaz de guardar todos os objetos de maneira conveniente.

Também ter um espaço de circulação minimamente bom para que a pessoa se vista com liberdade, desfrutando desse momento de se arrumar.

Começando a planejar um closet

Muitos sortudos possuem a graça de ter um espaço em sua casa que pode ser totalmente dedicado para o armazenamento de roupas e acessórios.

Esse lugar recebe vários móveis e outros itens de design e passa a ser chamado de closet. Existem vários tipos e tamanhos de quartos de vestir. Para que o tal sonho vire realidade, o proprietário precisa ajudar o projetista a resolver certas questões.

Primeiro, ele deve definir como quer expor seus pertences. Existem closets com porta e outros sem porta.

Os modelos mais tradicionais não possuem portas – tem-se um acesso mais fácil às roupas, sapatos e outros.

Mas, quaisquer bagunças ficam reveladas e toda sujeira presente no ar vai direto para as peças. Por isso, visando unir praticidade e higiene, novos materiais foram acrescentados aos projetos.

formal gown UK
Casacor Pernanbuco https://www.vivadecora.com.br/foto/159726/closet-branco-com-penteadeira-no-centro

Atualmente, é possível ver módulos de roupeiros com portas de vidro. Quase todas as suas partes internas feitas em laminado, com cores claras para destacar os tons das roupas. E ainda há o emprego de tecnologias avançadas, como sistemas automáticos para abrir e fechar compartimentos.

Tudo é muito bem pensado de modo a obter o mais alto padrão e requinte. Nada é por acaso!

Um closet de luxo deve apresentar materiais de primeira linha, como a madeira maciça ou o MDF; e acabamentos impecáveis, definidos pelo gosto dos proprietários da casa!

Projetando seu design de interiores

Para ter um closet organizado, a regra é simples, deve-se ter ou menos objetos ou mais espaço. Por isso é tão importante realizar o projeto de design de interiores.

Só através de um bom planejamento é possível encontrar as melhores opções para explorar toda a área livre disponível no ambiente.

No começo, o projetista deve focar seus esforços em criar espaços adequados para os armazenamentos.

Ele deve propor, com flexibilidade, varias e inteligentes composições, de materiais e acabamentos diferentes.

Seus clientes devem conseguir imaginar como vão lidar com esse espaço em seu dia-a-dia, adaptando-o de acordo com a sua necessidade e dinâmica de vida.

Amaury Junior https://www.vivadecora.com.br/foto/17452/closet-integrado-ao-banheiro

Além da compartimentação dos móveis, outras questões devem ser avaliadas pelos designers. Por exemplo, a decoração do closet, para que o quarto se torne mais convidativo.

E a iluminação artificial, importante para garantir a boa visualização de todas as peças – sem confusão visual na hora de combinar as cores.

Quando o closet é dividido por suas pessoas

É comum um closet ser dividido por mais de uma pessoa – por um casal, por exemplo. Para tanto, as peças de cada um devem ser separadas.

A proporção dessa divisão faz relação com quantos acessórios eles têm. Geralmente, as mulheres necessitam de mais espaço para armazenar seus pertences do que os homens. Mas, esse sistema precisa ser previamente acordado entre as partes.

A organização perfeita de um closet pode ser determinada pelas atividades das pessoas e até pelas estações do ano!

Andrea Petini https://www.vivadecora.com.br/foto/166450/araras-com-iluminacao

Dentro dos roupeiros deve haver espaços para calceiros, cabideiros, gaveteiros, nichos, prateleiras, sapateiras e mais. As áreas superiores podem ser destinadas às peças maiores, como os cobertores.

No centro, peças como camisetas, calças e roupas íntimas. E na parte inferior, os sapatos. Acessórios menores, como os produtos de beleza e joias, ficam melhores guardados em uma ilha, no centro do ambiente.

Espaço do Traço Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/105186/closet-grande-com-bancada-para-joias

Inserindo objetos decorativos

O closet é uma área da casa que pode ser também decorada com doses generosas de peças criativas de arte e design. Grande parte de sua sofisticação e glamour é, justamente, expresso por meio desses pequenos detalhes.

https://www.vivadecora.com.br/foto/151846/closet-espelhado-com-pendente-industrial-e-cortina

Acrescentá-los ao conjunto ajuda o proprietário a dar um ar mais pessoal ao seu quarto de vestir. Truques assim são facilmente vistos nas melhores boutiques – e isso tem um por que.

Móveis, luzes, revestimentos e objetos decorativos completam e dão força ao design de interiores!

Carla Felippi
https://www.vivadecora.com.br/foto/163018/armarios-com-portas-espelhadas

Nos closets mais luxuosos, veem-se paredes revestidas com papéis e tecidos, e pisos cobertos com tapetes macios.

As portas de armários contêm espelhos, que conferem maior sensação de amplitude no ambiente. É neles que as pessoas admirarão suas roupas.

E saber escolher um lindo lustre para o closet é fundamental. Só assim, com a ajuda da iluminação artificial, se terá uma melhor visão de seu corpo.

Marel – Grupo Factory https://www.vivadecora.com.br/foto/1242/closet

Instalar quadros é uma ótima maneira de personalizar o ambiente. Nichos coloridos e caixas organizadoras estampadas ajudam a esconder, com estilo, a bagunça.

Ornare https://www.vivadecora.com.br/foto/21343/dw-ana-lucia-juca-closet

Mas, nenhum objeto pode ser tão bonito e prático ao mesmo tempo quanto um banco, pufe ou poltrona. Esse tipo de móvel pode ficar ao centro do closet. Desse jeito, as pessoas podem sentar confortavelmente para provar seus sapatos.

São tecidos mais nobres para encapar uma área para sentar em um closet o veludo, a seda, o tafetá e o couro.

Iara Kilaris https://www.vivadecora.com.br/foto/31166/closet

Incríveis esses closets, não achou? Se pretende montar um ou remodelar o de sua casa, não deixe de se inspirar nesses ambientes.

Essas dicas para montar um closet foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *