Da sala ao quarto: descubra todas as possibilidades do uso de puffs na decoração de sua casa

Toda pessoa é capaz de reconhecer o valor dos banquinhos. Trata-se de peças bem versáteis, que podem surgir nas formas mais inusitadas e ganhar diversas funções em interiores.

Também, servir de apoio a vários modelos de decoração – como assento, mesinha auxiliar, escada improvisada e mais. Agora, se eles ganham uma camada de espuma no tampo e revestimento de tecido em todas as laterais, o que viram? Puffs!

Mas, o que seriam puffs? Para que eles serviriam, de fato, em propostas de ambientações residenciais? Veja a seguir algumas ideias inspiradoras que provarão que tal móvel pode ser usado em qualquer ambiente da casa.

Se você tiver visão criativa, vai conseguir perceber isso facilmente e aplicar as sugestões em sua casa também! Vamos lá?

Orlane Santos https://www.vivadecora.com.br/foto/78068/varanda-com-puff-colorido

As principais características dos puffs

Primeiro é preciso falar mais sobre as características dos puffs, pois eles não são simplesmente bancos com capas. Como ressaltado anteriormente, os designers têm criado peças com formas, tamanhos, cores, estampas, e outras diferenças mais. Escolher um modelo ou outro para casa vai depender muito do estilo de decoração montada, o local em que tal peça será colocada e a função que ganhará.

Cristina Lembi https://www.vivadecora.com.br/foto/137911/sala-de-estar-com-painel-de-madeira-e-puff e Oliveira Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/165065/armarios-claros-e-puff-chevron

Existem puffs que são redondos, quadrados e retangulares. Alguns são mais altos e outros mais baixos. Tem os que apresentam costuras marcantes e detalhes em botões. Os com pernas visíveis e ocultas.

Os mais firmes ou com muita densidade – ou seja, fofos. Os que podem ser empilháveis. E até os que fazem pares com outros móveis – como aqueles que são vendidos em conjunto com mesas de centro, formando, eventualmente, uma peça só.

Materiais para fabricação de puffs

Quanto à fabricação dos puffs, quase sempre a estrutura interna desses móveis é feita de madeira. Mas, a criatividade dos designers vai mais longe! Alguns puffs possuem pés cruzados em metal.

Outros são o resultado do aproveitamento de materiais como pneus e garrafas PET. E também tem aqueles produzidos com fibras naturais – como é o caso dos puffs feitos com rattan, que é o nome dado a alguns tipos de palmeiras.

 

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/194034/ambiente-revestido-de-madeira-e-puff-de-croch

Em suma, puffs podem ser usados por toda uma casa. O problema é que alguns setores do lar podem apresentar condições ambientais especiais.

Nesse caso, se a pessoa ainda desejar acrescentar um puff na decoração, vai precisar escolher aquele com as características corretas. Por exemplo, peças que ganham impermeabilização ou que são de plástico e que servem para áreas externas.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/190447/luminaria-de-piso-metalica-e-puff-redondo-de-palha e SP Estudio https://www.vivadecora.com.br/foto/168256/bancada-com-penteadeira-e-puff-redondo-rosa

O verdadeiro valor de um puff para a decoração de interiores

Agora, seria muito genérico dizer que se pode colocar puffs por toda uma casa. Mas, onde, especificamente? Antes de esclarecer isto, é preciso dizer que os puffs não são peças principais em ambientações de interiores; não se pode compará-los a sofás ou camas, por exemplo.

Na verdade, são itens complementares nas decorações. Mesmo assim, podem ser considerados coringas. E por quê?

Léo Shehtman https://www.vivadecora.com.br/foto/1556/puff-branco

Pois bem, imagine uma sala completa, com todos os itens necessários para o seu bom funcionamento. Ela até pode parecer confortável, mas sem vida. Daí é acrescentado ao conjunto um puff colorido, bem estiloso.

Este móvel pode ser o toque que faltava para que se tenha uma nova percepção do ambiente. O espaço passa a parecer muito mais bonito e charmoso. Eis o valor de um puff!

Bender Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/82932/sala-de-banho-com-puff-branco

Agora, não quer dizer que os puffs sirvam para as decorações de interiores só como uma solução estratégia artística. Sim, eles podem deixar os ambientes mais atraentes.

E, sim, eles poderiam ajudar a afirmar o estilo de uma composição. Só que também podem ganhar muitas outras funções. É como foi mencionado antes, os puffs são móveis bastante versáteis!

Cristina Lembi https://www.vivadecora.com.br/foto/138467/sala-de-estar-neutra-com-puff-pied-de-poule

As diferentes funções atribuídas aos puffs

Puffs podem ser usados em salas, dormitórios, varandas, escritórios e até mesmo – por incrível que pareça – em cozinhas e banheiros – não é uma situação comum.

Para cada situação, o decorador tem a liberdade de indicar um modelo ou outro. Contudo, é bem provável que sua decisão será tomada com base nas características ambientais, assim como na função que se quer dar a tal peça.

Casa Cor Rio Grande do Norte https://www.vivadecora.com.br/foto/159436/parede-de-giz-e-puff-vermelho

Puffs podem ser usados de diversas formas em interiores. Observe os exemplos apresentados neste texto!

Em alguns casos, os puffs aparecem como complemento de poltronas e sofás, ou fazendo par com bancos.

Tem-se puffs que foram colocados no centro dos ambientes, que ganharam destaque nas decorações. E puffs que ficaram escondidos sob racks e mesas.

RBP Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/71897/pendentes-branco-e-puff-estampado

O fato é que os puffs podem ser uma opção de assento extra para a sala. Também o substituto de uma mesa de centro ou de uma cadeira em uma bancada de estudos ou penteadeira.

Podem preencher um espaço vazio sob uma escada ou no hall de entrada. Ajudar a formar um canto de leitura. Dividir dois setores diferentes da casa – tipo estar e jantar. E dar assistência quando alguém precisar se sentar e trocar os sapatos.

Chris Silveira e Arquitetos Associados https://www.vivadecora.com.br/foto/106365/sala-de-estar-com-puff e MeyerCortez Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/84681/hall-com-aparador-de-madeira-e-puff-azul

Inspire-se nas imagens deste posts e coloque logo alguns puffs para incrementar a decoracão de alguns cômodos de sua casa!

Estas dicas de decoracão com puffs foram cridas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *