Novas tendências para cozinhas planejadas

Recentemente, a indústria moveleira tem apresentado soluções verdadeiramente inovadoras. Quase não há mais limites para a criatividade dos projetistas. Você pode montar a cozinha planejada como sempre sonhou – e até mais bonita ainda!

Tudo já imaginado em termos de formas, cores, texturas e acabamentos para móveis, revestimentos e ornamentos agora é possível ter.

Cosentino https://www.vivadecora.com.br/foto/189284/divisoria-desenhada-e-movel-de-madeira-rosa-claro

Sem limites para a imaginação de arquitetos e designers

Arquitetos e designers são pessoas, por natureza, bastante criativas. Acontece que as novas tecnologias permitiram que eles “brinquem” mais com as suas ideias. O bom é que, hoje em dia, não existem padrões pré-estabelecidos para interiores.

A contemporaneidade combina com “mistura”. Percebeu-se que uma decoração baseada na contraposição entre itens novos e antigos, claros e escuros, entre outros, pode ser mais atrativa!

Então, pensando desse modo, os projetistas passaram a criar cozinhas bem mais “diferentes”. Já não se pensa que para um ambiente ser moderno ele precisa parecer ‘high tech’. Afinal, nem todas as pessoas têm a mesma impressão quanto o futuro. Tem gente que se sente mais à vontade morando em uma casa de decoração rústica, industrial, provençal ou cottage. E, desse modo, todos estes estilos são aceitos no presente!

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/188671/mesa-de-jantar-de-madeira-e-pendente-metalico

Novas possibilidades para cozinha planejada

Assim como as cozinhas contemporâneas podem seguir muitos estilos de arquitetura e design diferentes, elas também podem ter decorações em várias cores. Levou anos para que o homem conseguisse criar espaços de preparo de alimentos mais higiênicos.

Depois, pensou-se, durante um tempo, que cozinha bonita era aquela bem clara, com todos os móveis em branco. Hoje já não se pensa mais assim!

Rodrigo Maia https://www.vivadecora.com.br/foto/133120/cozinha-planejada

Agora é possível ver a venda, nas lojas, móveis com tamponamentos em várias cores diferentes. Nas imagens deste texto, é conferir exemplos de módulos de armários e balcões em preto, verde, cinza, azul, rosa e roxo.

Ademais, os próprios tampos de bancadas de cozinhas planejadas também podem ser coloridos – veja o exemplo em amarelo. E nem mesmo serem feitos de pedra, mas de madeira, cimento ou outro material.

Jaqueline Frauches https://www.vivadecora.com.br/foto/25289/outros-ambientes

Já se encontra, disponível no mercado, tecnologias como a do MDF – um derivado da madeira – e do Silestone – composto de quartzo e resina de poliéster. Materiais assim são mais fáceis de serem modelados ou recortados de acordo com as formas que se deseja.

Ou seja, se a pessoa quer ter uma cozinha de design mais arrojado, pode. Assim, quando personalizado, o projeto tornar-se-á único, diferente de tudo que já se viu!

Chris Silveira e Arquitetos Associados https://www.vivadecora.com.br/foto/111359/cozinha e André Brandao e Márcia Varizo https://www.vivadecora.com.br/foto/4129/cozinha

Características das cozinhas planejadas contemporâneas

Revestimentos

Como dito antes, as cozinhas planejadas contemporâneas não seguem um estilo em específico, podendo apresentar muitas formas e cores diferentes. No geral, hoje em dia, os projetistas costumam mandar revestir paredes e pisos de ambientes assim com materiais mais impermeáveis e resistentes, como cimento, ladrilho e porcelanato.

Mas em algumas de suas propostas vê-se a utilização do papel, adesivo, tijolinho e até da tinta de lousa.

Espaço do Traço Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/169739/armarios-claros

Móveis e acessórios

Quanto aos móveis para cozinhas planejadas, os projetistas preferem indicar peças de superfície lisa, de fácil limpeza. Geralmente, os armários e balcões possuem uma mesma cor.

Contudo, quando se quer fazer economia, usam-se caixas em tons claros – preferencialmente branco – e portas em tons escuros. Nesse ponto do projeto o artista pode buscar inovar apostando nos detalhes para personalizar sua criação.

Por fim, tem as formas de aberturas das portas. Talvez esse seja um desses tais detalhes antes citados que mais vão chamar a atenção das pessoas nas cozinhas planejadas contemporâneas. Todas as ferragens fabricadas atualmente são pensadas com o propósito de se manterem mais discretas possíveis.

Assim, destacam-se os articuladores em pistão a gás, as dobradiças de embutir, as corrediças telescópicas e os pulsadores magnéticos.

Idealizzare Arquitetos https://www.vivadecora.com.br/foto/155820/cozinha-com-armario-turquesa-e-fita-de-led

Ademais, a pessoa pode contar com muitos outros itens de arquitetura e design para deixar a decoração de sua cozinha planejada mais bonita, prática e funcional. São eles os módulos com acessórios internos, tipo divisores plásticos e aramados.

Também os kits com suportes de temperos para parede. Luminárias e fitas de lâmpadas de LED para iluminação embutida. E aparelhos diferentes, como coifa de ilha e cooktop.

Universo Decor https://www.vivadecora.com.br/foto/16301/cozinha-planejada-em-azul-e-bege

Como pensar a cozinha planejada, do projeto a utilização diária

Não importa se você optou por construir ou reformar sua cozinha; de todo modo, este ato necessitará de planejamento. Quanto à decoração de interiores, às vezes, para obter o resultado desejado, pode ser preciso esperar mais tempo do que o esperado.

Ambientes personalizados são mais difíceis de serem montados – além de custar mais caro. O importante é não desistir no meio do processo, pois o resultado compensará!

Arq. Bruna Cruz https://www.vivadecora.com.br/foto/177729/cozinha-branca

Pense qual estilo de decoração que você quer para a sua casa e parta desta ideia! Na etapa seguinte, defina onde seria melhor instalar os principais equipamentos da cozinha, fogão, pia e geladeira – o triângulo da funcionalidade.

Após, é vez de definir a paleta de cores, os materiais de revestimento, o sistema de luz, o design dos metais e mais. É melhor que tudo isso siga uma mesma linguagem visual – combinado, de preferência, com o resto o imóvel.

Mais tarde, quando tudo tiver terminado, você poderá se dedicar a ornamentação do cômodo. Só lembre-se que mesmo uma cozinha planejada pode totalmente comprometida se forem cometidos exageros.

Evite ter sobre a bancada muitos itens. Artesanato, só quando pertinente. Objetos fáceis de quebrar, de manchar ou mesmo inflamáveis, jamais.

Cristina Lembi https://www.vivadecora.com.br/foto/138817/cozinha-moderna-com-painel-de-madeira

Pronta para escolher seu modelo de cozinha planejada? Inspire-se nas imagens e comece seu projeto agora mesmo!

Estas dicas de decoração de cozinha planejada foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *