5 dicas para escolher a cabeceira perfeita para seu quarto de solteiro

Quando uma pessoa adentra um ambiente qualquer, seu olhar logo se volta para o ponto focal principal estabelecido pelo arquiteto ou designer de interiores. No caso de uma cozinha, pode ser o fogão.

No caso de uma sala de estar, pode ser uma lareira ou um painel para TV. E no caso de um quarto de solteiro deve ser provavelmente a cama e a cabeceira. Por isso é que este conjunto precisa ser tão bonito! Veja a seguir!

Elen Saravalli https://www.vivadecora.com.br/foto/163193/cabeceira-rose-com-quadros

#1 As diferenças entre projetar um quarto de solteiro e um quarto de casal

Para alguns, quartos são quase como “mini santuários” dentro de casa. Locais pra lá de especial, com uma função prática e emocional importantes para a saúde física e psicológica dos usuários.

É nestes cômodos que as pessoas poderão se recolher para dormir, namorar, estudar, brincar e realizar muitas outras tarefas. E é nestas informações que o decorador precisa se basear.

Figueiredo Fischer e Duda Senna
https://www.vivadecora.com.br/foto/125478/quarto-de-bebe-com-cama-de-solteiro
https://www.vivadecora.com.br/foto/150374/quarto-de-solteiro-azul-e-branco-com-sofa-cama

Obviamente, a ambientação de um quarto de criança e de adulto, assim como de solteiro e de casal, não pode ser pensada de uma forma igual.

Em cada caso o projetista se deparará com necessidades específicas. Mas, alguns elementos não poderão ser jamais excluídos de nenhuma das propostas. Está no topo desta lista a cama.

Camas projetadas para bebês e crianças pequenas têm dimensões menores, barras nas laterais e muitas almofadas de apoio.

Já as camas para adultos, principalmente para casais, são bem maiores – chegando a tamanhos como “king” ou “queen”. Às vezes, chegando a possuir um jogo de cama muito simples, com poucas peças; e tendo como proteção apenas a cabeceira.

Spaze Arquitetura e Interiores e Rodrigo Maia
https://www.vivadecora.com.br/foto/181696/penteadeira-do-lado-da-cama
https://www.vivadecora.com.br/foto/133292/quarto-com-cabeceira-estofada-capitone-bege

#2 A função da cabeceira

Falando especificamente da cabeceira, algumas questões devem ser bem consideradas pelo decorador.

A primeira é que essa peça é mais do que necessária em um quarto de solteiro ou de casal. Isso porque ela é a parte da cama onde ficará repousado o travesseiro.

Ou seja, a que impedirá que o corpo da pessoa, em especial sua cabeça, entre em contato com a parede fria do ambiente, possivelmente causando-lhe doenças.

Se a cama escolhida for do tipo box, basicamente, só se terá um colchão sobre quatro pés, ou rodízios. Diferentemente da cama com estrado, ela não virá da loja com cabeceira.

Esta parte deverá ser comprada separadamente; e, bem provável, fixada direto na parede. Mas, ainda cumprirá a função de proteção o usuário, evitando também possíveis manchas, riscos e arranhões em ambas as superfícies.

Belluzzo Martinhão e Anna Paula Moraes
https://www.vivadecora.com.br/foto/164601/cabeceira-bege-e-barril-preto
https://www.vivadecora.com.br/foto/163305/cabeceira-preta-e-violao-na-parede

#3 Os modelos mais comuns de camas para quarto de solteiro

Em revistas de decoração e moda para casa, podem-se ver facilmente exemplos de camas para quarto de solteiro em  materiais, formatos e tamanhos diversos.

Percebe-se que no “estrangeiro” os ambientes projetados para crianças e jovens são mais espaçosos. Isso permite que os pais comprem móveis maiores e mais confortáveis para os filhos. Por lá, uma cama de solteiro até parece mais uma de casal, de tão grande que é.

Agora, em certas cidades americanas, como Nova York – e em muitos outros lugares do mundo -, os imóveis apresentam dimensões mais reduzidas.

Pensando nisso, os fabricantes de artigos para o lar se dedicaram a produzir também camas, colchões e lençóis menores. No Brasil, por exemplo, as medidas mais comuns para camas de solteiro é 1,88 m por 88 cm; e de casal é 1,88 m por 1,38 m.

Arquiteto em Casa https://www.vivadecora.com.br/foto/169988/quarto-branco-e-cabeceira-de-madeira

#4 Como escolher o modelo de cabeceira ideal para o quarto

Já se pôde entender a importância funcional que uma cabeceira tem tanto para um quarto de solteiro quanto para um quarto de casal.

Agora, o que tem que se pensar também é na praticidade e estética dessa peça. Como dito antes, a cabeceira pode ser o ponto focal principal de um ambiente. Então, assim sendo, é importante que o decorador saiba como escolhê-la corretamente.

Enquanto estiver projetando o design do quarto, o artista precisa pensar em qual o impacto que deseja causar ao observador.

É importante ele refletir nas proporções da cabeceira ideal. Em como ela irá se adequar ao estilo proposto para o cômodo. Se será alta suficiente para que o usuário possa se encostar confortavelmente. E comprida o bastante para “abraçar” a largura da cama – e talvez até os seus criados-mudos.

MeyerCortez Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/84853/quarto-de-solteiro-com-cabeceira-de-madeira

#5 As cabeceiras indicadas para camas de solteiro

Dos pontos em que se difere um quarto de solteiro de um quarto de casal, a cabeceira é só mais um detalhe questionável.

Para começar, a proteção que uma pessoa mais jovem ou mais velha solteira necessita é muito maior.

Em alguns casos isso precisa acontecer não só na parte de trás da cama, mas também em uma de suas laterais – como um pano que se estende da cabeça até os pés do usuário.

Mariela Uzan e Renata Basques
https://www.vivadecora.com.br/foto/148977/cabeceira-cinza-com-iluminacao-de-led
https://www.vivadecora.com.br/foto/86012/cabeceira-cinza

Alguns diriam que a cabeceira de um quarto de solteiro não é tão imponente quanto à de um quarto de casal. Isso se deve ao fato de que, normalmente, elas são mesmo de aparência mais simples, linhas retas e sem muitas reentrâncias.

Mas sua cor e estampa pode fazer com que o visual do quarto pareça muito mais bonito, encantador, agradável. É tudo uma questão de harmonia!

SP Estudio https://www.vivadecora.com.br/foto/167881/parede-salmao-com-cabeceira-verde

É possível o decorador escolher uma cabeceira totalmente reta e em madeira, fazendo conjunto com todas as demais peças mobiliárias do quarto.  Essa peça pode ser também almofadada – só não pode ser difícil de limpar.

Ter um tom claro, suave; ou uma estampa alegre e divertida – dependendo da idade do cliente. Ser mais longilínea ou vertical, indo até o teto. E ter um design clássico ou moderno.

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes https://www.vivadecora.com.br/foto/90874/parede-cinza-e-cabeceira-branca
MeyerCortez Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/83748/quarto-de-solteiro-com-cabeceira-vermelha

Dê uma olhada em todas as imagens e use, agora mesmo, como inspiração para escolher o modelo de cabeceira ideal para o seu quarto de solteiro.

Estas dicas de decoração de quarto de solteiro com cabeceiras foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *