Ar-condicionado: qual modelo de aparelho comprar para sua casa?

O verão está aí e com ele o calor. E é justamente neste momento que muitas pessoas consideram comprar um aparelho de ar-condicionado

Este é o tão famigerado “salvador da pátria” para quem deseja controlar a temperatura dos ambientes de casa – tornando o lar, como um todo, muito mais agradável. E, de fato, não há alternativa mais rápida, prática e eficiente de “refrescar a vida” nestes meses tão quentes do ano.

Flávia Campos Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/213031/mesa-de-centro-azul-com-sofa-cinza-e-poltrona

Ar-condicionado e a arquitetura das residências

A cada ano os fabricantes apresentam mais e mais soluções em termos de design para os ar-condicionados. 

Apesar disto, é difícil conseguir harmonizar o visual destes aparelhos com as decorações das residências. Por isto, é interessante tentar, de antemão, planejar onde e como instalar o modelo escolhido para casa. Fora isso, analisar as características dos ambientes – algo que, aliás, demandará uma performance específica do ar.

Falando com os lojistas, será possível esclarecer questões como a potência dos ar-condicionados. 

Agora, já com os arquitetos pode-se tirar a dúvida sobre quantas pessoas irão, provavelmente, frequentar cada ambiente; também o número de aparelhos que será necessário para refrigerar a casa; e a viabilidade desta instalação. Depois, basta comparar os dados com as especificações dadas pelos fabricantes.

Glaucio Gonçalves https://www.vivadecora.com.br/foto/154256/sofa-cinza-quadros-preto-e-branco-e-almofada

Decoradores podem ajudar a pessoa a encontrar soluções quanto a como disfarçar a presença destes equipamentos nos interiores de sua casas ou apartamentos. 

Contudo, somente engenheiros e arquitetos poderão avaliar questões como a rede elétrica do imóvel. Ou mesmo se será preciso fazer alguma mudança estrutural para a devida instalação do aparelho de ar, sem comprometer a segurança da edificação.

Lucia Wjuniski https://www.vivadecora.com.br/foto/164103/parede-de-cimento-queimado-e-ar-condicionado-claro

Modelos de ar-condicionado 

É possível encontrar uma variedade enorme de modelos de ar-condicionado à venda nas lojas. Os mais em conta são os aparelhos portáteis – menos tecnológicos e econômicos -, que ficam com a parte de trás voltada para a abertura de uma janela. 

Alguns destes podem, inclusive, serem levados de um ambiente para outro sem qualquer empecilho – exigindo apenas a troca frequente do seu reservatório.

Além dos aparelhos portáteis também existem os modelos de ar-condicionado Split – os mais populares. É o que se tem de mais novo em termos de tecnologia. 

São aparelhos mais silenciosos e que gastam menos energia para resfriar a casa. E vão necessitar de uma unidade na parte externa e outra na parte interna do ambiente – um problema quando a fachada do prédio não é preparada para tal.

Luciane Mota https://www.vivadecora.com.br/foto/171583/painel-de-madeira-sofa-de-tecido-branco-e-tapete

Há dois detalhes desafiadores para as pessoas com relação aos splits. O primeiro é conseguir disfarçar o visual da condensadora do ar-condicionado, que muitas vezes fica na varanda da casa ou apartamento e que pode gerar ruídos. Já a segunda seria calcular os BTUs destes aparelhos – ou Unidades Térmicas Britânicas -, que medem sua capacidade de resfriar ou de esquentar os ambientes – resumindo, sua potência.

Aline Cobra Design e Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/203661/guarda-roupa-em-marcenaria-branca-e-berco-azul

Como calcular o BTU de um ar-condicionado

Calcular o BTU de um aparelho de ar-condicionado é importante para saber se o modelo escolhido, de fato, poderá resfriar a área de abrangência desejada. A conta é feita do seguinte modo, veja o exemplo:

– A intenção é resfriar uma planta de 10 m² e pé-direito padrão, então se multiplica cada metro quadrado por 600, obtendo um valor de 6000.

– Se no ambiente estarão sempre, com frequência, duas pessoas, soma-se mais 600 para cada uma, obtendo um total de 7200.

– Se no ambiente há três aparelhos eletrônicos, soma-se mais 600 para cada um, obtendo um total de 9000.

– E se este cômodo tiver paredes bastante expostas à luz solar excessiva, soma-se mais 800, chegando, enfim, a um valor de 9800. 

– Concluindo, seria preciso um ar-condicionado com, no mínimo, 9800 BTUs.

2MArquitetura Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/157194/guarda-roupa-em-marcenaria-clara-e-quadros-claros
Aquiles Nicolas Kílaris https://www.vivadecora.com.br/foto/197823/papel-de-parede-marrom-e-luminarias-metalicas

Como escolher o ar-condicionado ideal para sua casa

A pessoa não deve se basear apenas na aparência do ar-condicionado visto na loja para saber se ele será bom ou não para a sua casa. 

Como dito antes, ela deve avaliar a potência do ar que deseja adquirir. Outras coisas que podem ser observadas no momento da compra é a sua capacidade de filtragem; além do sistema para retenção de poeira, bactérias e a possível diminuição de odores. Tudo isto integra o pacote de recursos destes aparelhos.

Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo https://www.vivadecora.com.br/foto/214222/cortina-com-tecido-amarelo-e-movel-de-madeira

Ademais, seria interessante também pesquisar a reputação das marcas e o que os consumidores dizem sobre a vida útil dos seus produtos. E ainda falar com especialistas na área para saber sobre a manutenção e peças de reposição dos modelos de ar-condicionados disponíveis no momento no mercado. Uma coisa é certa, pesquisar nunca é demais e evita arrependimentos futuros.

Essas dicas de qual modelo de ar-condicionado deve ser comprado dependendo da casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *